Juiz autoriza registro de hipoteca sobre imóvel com indisponibilidade

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Com base no entendimento de que a indisponibilidade do bem não pode impedir sua penhora em execução diversa, ou mesmo que os credores concorram no excedente do produto da venda judicial do bem, o juiz Mauro Antonini, da 5ª Vara Cível de Piracicaba/SP determinou que o cartório registrasse a escritura pública de hipoteca em uma matrícula que possuía registros prévios de indisponibilidade.

No caso em tela, uma usina entrou em recuperação judicial e deu o imóvel para garantir o valor de dívida renegociada com um banco credor. No momento do registro da hipoteca, o cartório se negou a fazê-lo com a justificativa de que o imóvel possuía restrições em virtude de outras dívidas da empresa.

O Banco então pediu judicialmente que a hipoteca fosse averbada na matrícula, visto que o imóvel possuía valor superior ao das dívidas registradas na Recuperação Judicial.

O juiz acolheu o pedido, visto que o banco buscava apenas o registro da hipoteca, que por si só não implica na transmissão do domínio, não trazendo risco às indisponibilidades averbadas, pois a execução pela interessada deveria observar a ordem dos registros.

Além disso, o juiz alegou que o banco declarou, na escritura, expressamente estar ciente dos ônus que gravam o imóvel, assumindo assim o risco de receber o imóvel com as indisponibilidades prévias.

Antonini ainda declara que “O registro da hipoteca é conveniente em termos de segurança jurídica e inclusive é de interesse social”, entendendo que a recusa do registro da hipoteca prejudicaria o negócio jurídico pelo qual a devedora obteve crédito de grande importância para a restituição de sua atividade econômica. Ele entende que não há riscos no registro da hipoteca, que se difere da execução da mesma, o que estaria vedado em razão da
indisponibilidade do bem.

O magistrado ainda entende que é “De se observar que, em termos práticos, e considerando os referidos precedentes citados, a penhora e a hipoteca produzem efeito similar, sem implicar imediata alienação do imóvel, motivo pelo qual, se não há impedimento a penhora sobre imóvel sobre o qual pesa indisponibilidade, não deve haver restrição igualmente no caso de hipoteca”.

Processo nº 1006151-38.2021.8.26.0451

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais