Impenhorabilidade de Imóvel x Averbação Premonitória na Matrícula

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Em julgamento de recurso de Apelação, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou a manutenção da averbação premonitória no imóvel considerado impenhorável, com fundamento no caráter meramente informativo da existência da execução, sem qualquer restrição ao direito de propriedade.

A referida decisão contrariou a sentença proferida pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Bom Retiro em sede de embargos à execução de título extrajudicial. A sentença anterior havia reconhecido a impenhorabilidade do referido imóvel, de propriedade da parte executada, determinando a desconstituição da penhora junto ao Ofício de Registro de Imóveis da referida Comarca.

A sentença de 1º grau teve como fundamento para a determinação da desconstituição da penhora junto ao registro de imóveis, o reconhecimento da condição de impenhorabilidade do imóvel, dado ser o único bem do executado.

Por sua vez, ao julgar o recurso de Apelação, embora tenha mantido o entendimento sobre a impenhorabilidade do imóvel, o Tribunal acolheu a tese apresentada pela parte exequente, segundo a qual, a averbação premonitória, junto ao registro de imóveis, da distribuição de ação de execução, não configura penhora. De acordo com este entendimento, a referida averbação tem a finalidade de proteger o exequente e eventuais terceiros de boa-fé, em caso de alienação do bem.

Neste sentido, o Tribunal entendeu que a impenhorabilidade do imóvel não é suficiente para impedir a averbação, na matrícula do imóvel, acerca do ajuizamento de ação de execução em face do proprietário, determinando a manutenção da averbação que já havia sido realizada.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Tendências e Inovações no Mercado de Crédito para o Agronegócio

O agronegócio brasileiro, alicerce vital da economia, enfrenta desafios constantes na obtenção de crédito. Contudo, o avanço tecnológico e o surgimento de novas soluções financeiras estão transformando este cenário, proporcionando não apenas acesso mais fácil ao crédito, mas também uma gestão mais eficiente dos riscos inerentes ao setor. As inovações trazidas pelas fintechs, tecnologias emergentes e práticas sustentáveis estão redesenhando o panorama do crédito no agronegócio, gerando novas oportunidades e mudando paradigmas.

Leia mais