Atualização do Manual de Crédito Rural ajusta normas impeditivas à concessão de crédito por fundamento ambiental, social ou climático

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Em julho deste ano, o Conselho Monetário Nacional editou a Resolução CMN n° 5.081, que promoveu alterações no Manual de Crédito Rural – MCR para “ajustar normas referentes a impedimentos sociais, ambientais e climáticos para concessão de crédito rural”.

Na prática, a Resolução veda a concessão de crédito rural para empreendimentos rurais que descumprem a legislação ambiental. As principais restrições à concessão de crédito rural versam sobre imóveis rurais:

  • Sem inscrição no Cadastro Ambiental Rural – CAR ou cuja inscrição se encontre cancelada ou suspensa;
  • Localizado, total ou parcialmente, em Unidade de Conservação – UC, salvo se a atividade econômica se encontrar em conformidade com as diretrizes do Plano de Manejo da UC;
  • Localizado, total ou parcialmente, em terra ocupada por indígenas;
  • Situado em área com embargos de órgão ambiental, seja federal ou estadual, em decorrência da utilização econômica de área ilegalmente desmatada;

Parte destas alterações ao MCR já estão em vigor desde 03 de julho de 2023 e 01 de agosto de 2023. No entanto, as restrições à concessão de crédito rural a empreendimentos rurais situados em unidades de conservação, áreas indígenas e com embargos ambientais tiveram a sua vigência prorrogada para 02 de janeiro de 2024.

As novidades inseridas no MCR reforçam a tendência de secar as fontes de crédito para aqueles que descumprem a legislação, especialmente ambiental. Alguns dos procedimentos mais relevantes em matéria de compliance ambiental são a busca por certidões de embargos, autuações e débitos junto aos órgãos ambientais, solicitação da inscrição no Cadastro Ambiental Rural – CAR, verificação da lista suja do Ministério do Trabalho, bem como análise de processos judiciais.

Nesse sentido, é fundamental que os agentes do mercado agroindustrial estejam devidamente assessorados no que se refere ao compliance ambiental a fim de viabilizar a concessão de crédito com a minimização de riscos.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais