GUIA PRÁTICO
Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais - FIAGRO
Os FIAGROs são uma modalidade de fundo de investimento criada pela Lei nº 14.130/2021. Eles são voltados para investimentos em ativos relacionados ao agronegócio, como imóveis rurais, participações em empresas do setor e títulos de crédito do agronegócio
O FIAGRO é um fundo de investimentos que permite aos investidores aplicarem seus ativos nas cadeias do agronegócio, seja antes, dentro ou depois da porteira.
O FIAGRO foi criado pela Lei 14.130/2021, que alterou a Lei 8.668/1993 (Fundos de Investimentos Imobiliários), e, posteriormente, alterado pela Lei 14.421/2022. Além disso, por se tratar de um fundo de investimento, é regulamentado pela Resolução CVM nº 39, assim como, pela regulamentação dos Fundos de Investimento em geral, consoante a Resolução CVM nº 175, e, posteriormente, alterada pela Resolução CVM nº 181, com vigência a partir de outubro/2023.
Na prática, o FIAGRO é um veículo, administrado por instituições financeiras com experiência, que tem a finalidade de viabilizar investimentos em todas as pontas das cadeias produtivas do agronegócio, particularmente aquelas que não possuíam outras ferramentas para alavancagem.
Uma das principais vantagens do FIAGRO é a capacidade de investimento em uma multiplicidade de ativos de diversas categorias dentro de sua carteira. É possível, através do FIAGRO, aplicar recursos em imóveis rurais, empresas da cadeia agroindustrial, títulos de crédito, direitos creditórios, e cotas de outros fundos.
Esta aptidão para diversificação da carteira de ativos promove não apenas oportunidades de rentabilidade, mas também maior segurança aos investimentos.
Além disso, o FIAGRO torna possível a captação de recursos junto aos investidores pessoas físicas, não apenas os investidores qualificados, como no caso de outros títulos do mercado de capitais. Desse modo, o FIAGRO dispõe ativos do agronegócio a todo o mercado de milhares de pequenos e médios investidores, permitindo a negociação em bolsa, inclusive.
Ainda, o FIAGRO possui diversas vantagens tributárias, tais como:
- Isenção de imposto de renda na fonte para as aplicações realizadas e rendimentos auferidos pelo FIAGRO; e
- Isenção de imposto de renda na fonte e na declaração anual para os rendimentos distribuídos pelo FIAGRO aos seus cotistas pessoas físicas, observados os requisitos legais.
O FIAGRO também representa um novo ativo para compor a carteira dos investidores, pulverizando assim os seus recursos e reduzindo os riscos de oscilação da carteira. Além disso, por ser uma espécie de fundo, o FIAGRO pode investir, simultaneamente, em diversas vertentes do agronegócio, seja aportando recursos na produção agrícola, no armazenamento, propriedades rurais, recebíveis, dentre outros.
Por outro lado, o produtor rural e as empresas agropecuárias têm a sua disposição mais um veículo de alavancagem por meio do qual podem receber crédito e financiar as suas operações de forma mais personalizada do que através do crédito comum.
Os FIAGROs podem ser constituídos e suas cotas distribuídas publicamente por meio da Bolsa de Valores Brasileira – a B3. Neste caso, todos os investidores, desde o pequeno ao grande, podem participar da constituição de um fundo a fim de juntar esforços e recursos para investir em empreendimentos agropecuários.
No entanto, é possível constituir um fundo sem que as suas cotas sejam ofertadas publicamente, permitindo o ingresso apenas de investidores profissionais ou qualificados específicos, assim como grandes instituições financeiras. Nesta hipótese, o FIAGRO e/ou os ativos adquiridos podem fazer parte de uma operação estruturada especialmente junto a estes investidores.
Existem 03 tipos de FIAGRO:
FIAGRO Direitos Creditórios, que é regulado de acordo com as normas do FIDC, e pode investir em recebíveis e títulos de crédito do agronegócio, como CRA, LCA, CPRF, duplicatas, cotas de outros FIAGROs FIDCs, dentre outros.
FIAGRO Imobiliário, que é regulado de acordo com as normas do FII, e pode investir em imóveis rurais, cotas de outros FIAGROs FIIs e outros títulos do agronegócio, como CRA e LCA, dentre outros ativos.
FIAGRO Participações, que é regulado de acordo com as normas do FIP, e pode investir em participações em outras sociedades agropecuárias, dentre outros ativos.
Caso você queira o conteúdo desse guia em .PDF, clique no botão abaixo:
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES
Investimento Participativo – Crowdfunding
O que é Crowdfunding?É uma forma de captação de recursos em que empresas buscam financiamento diretamente com investidores. Em troca, os investidores recebem contratos ou
Impossibilidade de reiteração de pedido de desconsideração da personalidade jurídica na mesma fase processual
Em recente julgamento do REsp 2.123.732-MT, a Terceira Turma do STJ decidiu que não é ´possível apresentar novo pedido de desconsideração da personalide jurídica com
Guia Prático – Encarregado de Dados – LGPD
Quem é o encarregado de dados? O encarregado de dados, conforme definido pela LGPD, é o intermediário entre o titular dos dados, o agente de