O exequente pode desistir da execução sem anuência do executado

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A parte recorrente interpôs agravo de instrumento em face de decisão que indeferiu a desistência da execução, alegando ser desnecessária a concordância da parte contrária, em decorrência do princípio da livre disponibilidade da execução, além de não haver base legal para exigir da desistente a renúncia ao direito, pois aplicável apenas na fase de conhecimento. 

Ocorre que, o Tribunal negou provimento ao recurso, sustentando que a parte contrária alegou que somente aceitaria a desistência se houvesse a renúncia ao direito sobre o qual se funda a ação, o que não ocorreu, entendendo ser a anuência necessária com base no artigo 775, inciso II, do Código de Processo Civil: 

Art. 775. O exequente tem o direito de desistir de toda a execução ou de apenas alguma medida executiva. 

Parágrafo único. Na desistência da execução, observar-se-á o seguinte: 

I – serão extintos a impugnação e os embargos que versarem apenas sobre questões processuais, pagando o exequente as custas processuais e os honorários advocatícios; 

II – nos demais casos, a extinção dependerá da concordância do impugnante ou do embargante. 

E com base no artigo 3º, parágrafo único, da Lei 9.469/1997: 

Art. 3º As autoridades indicadas no caput do art. 1º poderão concordar com pedido de desistência da ação, nas causas de quaisquer valores desde que o autor renuncie expressamente ao direito sobre que se funda a ação (art. 269, inciso V, do Código de Processo Civil). 
Parágrafo único.  Quando a desistência de que trata este artigo decorrer de prévio requerimento do autor dirigido à administração pública federal para apreciação de pedido administrativo com o mesmo objeto da ação, esta não poderá negar o seu deferimento exclusivamente em razão da renúncia prevista no caput deste artigo.     

Além disso, entendeu que a recorrente movimentou a máquina do judiciário em várias instâncias, para ao final, alegar a tese de suposto direito absoluto de disposição. 

Em Recurso Especial, o Superior Tribunal de Justiça entendeu que na execução não se discute o direito material da parte exequente, pois já reconhecido em decisão judicial transitada em julgado, portanto, é incompatível exigir que para desistir da execução o exequente deva renunciar ao direito material anteriormente validado em seu favor. Além disso, observou que as normas citadas não se referem a desistência do processo de execução e sim à extinção de impugnação ou de embargos atrelados à execução quando versarem sobre questões não processuais. 

Por fim, bem sustentou, que o artigo 1º da Lei 9.469/1997, não contempla as autarquias, pois sofreu alteração em 2015, não podendo a executada (autarquia) se valer do comando previsto em seu artigo 3º. 

Dessa forma, o exequente pode desistir da execução sem qualquer concordância do executado, ainda que o objetivo seja se beneficiar de ação coletiva (hipótese do presente caso).

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais