A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Os prazos prorrogados foram os seguintes:

  • Adequação dos fundos de investimento, exceto os FIDCs, em funcionamento ao Marco Regulatório dos Fundos de Investimento de 31 de dezembro de 2024 para 30 de junho de 2025;
  • Adequação dos FIDCs em funcionamento ao Marco Regulatório dos Fundos de Investimento de 01 de abril de 2024 para 29 de novembro de 2024;
  • Vigência do §1º do artigo 140 do Marco Regulatório dos Fundos de Investimento acerca do estabelecimento da taxa máxima de distribuição no regulamento e demais disposições correlatas de 01 de abril de 2024 para 01 de novembro de 2024;
  • Vigência do §§ 2º e 4º do artigo 140 do Marco Regulatório dos Fundos de Investimento acerca da existência de diferentes classes e subclasses de cotas e da existência de acordo de remuneração com base na taxa de administração, performance ou gestão de 01 de abril de 2024 para 01 de outubro de 2024.

Em complemento, tendo em vista as alterações promovidas pela Lei nº 14.754/23, os FII e Fiagros passaram a poder outorgar garantias para assegurar obrigações assumidas pelo fundo. Diante disso, a Resolução CVM 200 atualizou o Marco Regulatório dos Fundos de Investimento a fim de autorizar tal operação expressamente dado o advento da Lei nº 14.754.

A Resolução CVM 200 poderá ser acessada neste link (https://conteudo.cvm.gov.br/legislacao/resolucoes/resol200.html).

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais