STJ analisa execução de crédito posterior à recuperação judicial

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) conheceu o Recurso Especial e lhe deu provimento para reformar decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, determinando a extinção do cumprimento de sentença e reconhecendo que o referido crédito deve se submeter aos efeitos da Recuperação Judicial. 

A decisão proferida pelo STJ foi de extrema importância para delimitar quais são os requisitos necessário para determinar quando ocorre a sujeição de um crédito a ser executado, frente ao deferimento da Recuperação Judicial. 

No caso analisado pelo STJ, a origem da demanda ocorreu com um contrato de prestação de serviço firmado em 03/02/2000. Durante a execução do contrato/serviço, uma das empresas acabou por descumprir sua parte, ensejando assim, o ajuizamento de uma ação de indenização, a qual foi julgada parcialmente procedente em 27/08/2008. Após a interposição de recurso, o processo teve seu fim em 12/06/2015 (trânsito em julgado). Dessa forma, o credor deu início a fase de cumprimento de sentença. 

A empresa em Recuperação Judicial opôs exceção de pré-executividade, pleiteando a extinção do feito, pois o crédito em discussão estaria sujeito aos efeitos da recuperação judicial. Contudo, o Juízo de Primeiro Grau indeferiu as alegações na exceção. Contra essa decisão a Recuperanda manejou o recurso de Agravo de Instrumento, que não foi provido. 

Assim, inconformada com a decisão no agravo, a Recuperanda interpôs Recurso Especial ao STJ. 

Neste ponto, importante destacar a divergência do entendimento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e do STJ, no caso em análise: (i) o Tribunal Paulista tem entendimento que o crédito se constitui com o trânsito em julgado da sentença, ocorrido em 12/06/2015 na ação de indenização. Portanto, posterior ao pedido de processamento da Recuperação Judicial; (ii) já o STJ enfatiza que a existência do crédito nasce por meio do fato gerador, no caso analisado ocorreu com o descumprimento do contrato de prestação de serviço, o qual ensejou a ação de indenização.  

Com base no entendimento do STJ, o fato gerador ocorreu com o descumprimento do contrato de prestação de serviço e isso foi anterior ao pedido de processamento da Recuperação Judicial. Portanto, pode-se notar que o entendimento do STJ está alinhado com o que determina o art. 49 da lei nº 11.101/2005 (LREF) “estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos”. 

Na própria decisão do STJ foi enfatizado que, o art. 51, III da lei nº 11.101/2005 (LREF) informa que é obrigação da empresa que pleiteia a Recuperação Judicial listar em sua petição inicial todos os seus credores especificando a obrigação, o montante do crédito e sua natureza. 

O Ministro Relator, Ricardo Villas Bôas Cueva, destacou em seu voto que, caso haja omissão na lista de credores apresentada na petição inicial da recuperanda, a lei nº 11.101/2005 (LREF) prevê outras formas e procedimentos para a habilitação ou impugnação ao crédito durante o processo recuperacional, mas essa habilitação no processo por parte do credor é facultativa, vejamos. 

A lei de Recuperação Judicial e Falência não obriga o credor a habilitar seu crédito no processo recuperacional, na verdade o art. 8º da lei ensina que os credores “… podem apresentar ao juiz impugnação contra a relação de credores, apontando a ausência de qualquer crédito…”, ou seja, é uma possibilidade não dever. (g.n.) 

Todavia, mesmo a lei deixando facultativa a habilitação do crédito na recuperação judicial, a decisão do STJ firmou entendimento de que o credor não pode requerer o cumprimento de sentença ou execução de créditos, originados antes ao pedido de recuperação, em concorrência com o processamento da Recuperação Judicial.  

Restou justificada na decisão que os princípios que norteiam a lei recuperacional estão baseados de maneira a viabilizar a recuperação financeira da sociedade empresária em crise, permitindo a manutenção de sua fonte produtiva, dos empregados e até mesmo dos interesses dos credores, promovendo assim, a preservação de sua função social e de sua atividade econômica (art. 47 da lei nº 11.101/2005). 

No mesmo sentido, a decisão destacou que permitir que execuções de crédito continuassem ativas, concorrendo com o processo de recuperação judicial, seria totalmente contrário aos princípios descritos acima, pois inviabilizaria o Plano de Recuperação Judicial aprovado pelos credores, bem como, poderia ocorrer constrições e expropriações de bens da recuperanda. 

Podemos observar na conclusão da decisão do STJ que o crédito originado antes do pedido de recuperação judicial, o credor poderá: (i) habilitar seu crédito no processo recuperacional e se submeter aos critérios que serão “negociados” e aprovados através do Plano de Recuperação Judicial; ou (ii) aguardar o término do processo recuperacional e assim dar início a execução dos seus créditos (há o risco da Recuperação Judicial se converter em Falência e não haver bens suficientes para garantir a satisfação do crédito) e, mesmo após o encerramento da Recuperação Judicial, o crédito perseguido em execução própria se sujeitará aos critérios definidos e aprovados no Plano de Recuperação Judicial (art. 59 da lei nº 11.101/2005). 

Portanto, em toda relação contratual entre sociedades empresárias ou até mesmo entre pessoas físicas e empresas, devemos ser precavidos e realizar um estudo pormenorizado da situação financeira daquele indivíduo que se almeja contratar.  

É de vital importância realizar uma análise do crédito a ser concedido, com pesquisas sobre a situação financeira da empresa, protesto ativos contra ela, ações ajuizadas em seu desfavor, etc., pois como visto na decisão do STJ a submissão dos créditos ao processo recuperacional está delimitada pela origem de seu fato gerador, se anterior ao pedido de recuperação, o credor terá sempre a incógnita de quanto e quando receberá seu crédito, sendo que, na maioria das vezes, esse valor não será creditado em sua totalidade e o pagamento será alongado por muitos anos, a depender da classe de credores ao qual o crédito foi classificado.

Processo nº REsp 1.655.705

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais