Acordo extrajudicial não pode ser homologado se faltar requisito para a validade do negócio jurídico

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), em julgamento ao processo nº 0010460-60.2021.5.18.0171, manteve decisão que rejeitou a homologação de acordo extrajudicial por falta de condições formais e falta de requisitos mínimos. O acordo havia sido celebrado pelas partes e homologado por sindicato. Porém, o juízo da Vara do Trabalho do Rio Verde/GO reconheceu que o caso teria vício formal que impedia a homologação, pois a advogada que representou o trabalhador em juízo tem vínculo permanente com a empresa interessada. 

De acordo com a Vara do Trabalho, a interpretação do artigo 855-B, parágrafo 1º, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pressupõe a atuação de advogados diferentes representando o trabalhador e o empregador nos pedidos de homologação de acordo extrajudicial e sem relação entre si. No entanto, foi constatado pelo Juiz que os profissionais que subscreveram a petição inicial têm vínculo com a empresa, fato verificado a partir de outros processos que tramitam no juízo em que atuam como representantes da reclamada. 

Segundo os autos, o trabalhador procurou a empresa para renunciar à estabilidade no emprego, em razão de acidente de trabalho, e demonstrou, interesse em encerrar o contrato de trabalho. Então, realizando um acordo, sabemos que o empregado daria plena e irrevogável quitação das verbas rescisórias, tendo por satisfeitas todas as obrigações e direitos existentes em decorrência do pacto laboral e acidente de trabalho ocorrido. 

Vale destacar ainda, que de acordo com sentença imposta, apesar de não ter ocorrido a recusa expressa sobre a realização do acordo, o trabalhador também demonstrou, em depoimento ao juízo, a insatisfação quanto ao valor da transação, “não transparecendo a necessária liberdade de vontade e plena consciência quanto às consequências e extensão da quitação que se pretendia obter no procedimento de jurisdição voluntária”. 

A relatora do processo, acatou a decisão de primeira instância e afirmou a decisão está correta, agindo com acerto. Inclusive, para o TRT, outra prova da insatisfação do empregado foi o fato de ele não ter recorrido da sentença. 

Nesse sentido, a Primeira Turma manteve a sentença recorrida, que deixou de homologar o acordo extrajudicial, e também determinou a expedição de ofício ao Ministério Público do Trabalho. 

A decisão de primeira instância e confirmada pelo TRT é de suma importância, pois apesar de ser uma novidade trazida pela Reforma Trabalhista, a possibilidade de os acordos trabalhistas extrajudiciais serem homologados pela Justiça do Trabalho, devemos observar as regras constantes junto a CLT, como mencionada nas decisões se faz necessário a atuação de advogados diferentes representando o trabalhador e o empregador nos pedidos de homologação de acordo extrajudicial e sem relação entre si.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais