Da rescisão dos contratos de trabalho durante a pandemia

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Importante destacar que a CLT conceitua como força maior: “todo acontecimento inevitável, em relação à vontade do empregador, e para a realização do qual este não concorreu, direta ou indiretamente”. Ainda, tem-se que não ocorrerá a força maior quando as condições econômicas e financeiras da empresa não forem atingidas de forma relevante, bem como quando o empregador contribuir para o evento.

Dentro deste contexto, as empresas que foram gravemente afetadas pela
pandemia podem rescindir contratos de trabalhos sob o fundamento de força- maior, e assim terem redução nas verbas rescisórias a serem pagas ao trabalhador (aviso prévio e multa de FGTS com redução de 50%).

A cautela a ser observada se refere à prova de existência de impacto substancial e não só mera alegação de queda na lucratividade ou prejuízo diverso. A necessidade de fechamento da empresa ou de uma filial/setor, a extinção de um cargo/função em virtude da nova realidade da empresa, dentre outras situações, demonstrariam a força maior, por exemplo.

Decisões recentes do TRT do Espirito Santo corroboram com este entendimento, conforme se observa, inclusive, na matéria disponibilizada pelo site @migalhas através do link: https://migalhas.uol.com.br/quentes/340249/covid-19-trabalhadoras-nao-conseguem-afastar-demissao-por-forca-maior

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais