Das assinaturas digitais via Portal dos Cartórios de Registros de Imóveis

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Seguindo o caminho para transição do papel para o digital, destaca-se o Portal dos Cartórios de Registros de Imóveis, oferecendo serviços como coleta de assinaturas, digitalização de documentos originalmente formalizados em papel, pedido de registro de documento já assinado fisicamente ou de registro mediante assinatura eletrônica.

A validade do ato praticado é atestada por um formulário padronizado com os dados do registro. A segurança jurídica do ato deixa de se vincular a um papel e passa a se vincular a um sistema, colocando a tecnologia a serviço da necessidade jurídica das partes.

Não há impedimento para a admissibilidade de documentos assinados eletronicamente por Cartórios de Títulos e Documentos e Cartórios de Registros de Imóveis, tanto por assinaturas obtidas por certificados reconhecidos pelo ICPBrasil quanto por sistemas que se enquadram na MP 2.200-2/2001. Neste segundo cenário, o reconhecimento da validade da chave adotada cabe às partes.

Destaca-se ainda a possibilidade da transição de um ato iniciado no meio físico para o meio eletrônico. Neste caso, o documento parcialmente formalizado será digitalizado no Portal dos Cartórios de Registros de Imóveis para receber as demais assinaturas pendentes, por meio eletrônico.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais