Diminui a participação feminina na tomada de crédito rural

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Com o passar dos anos o campo vem se modernizando e diminuindo as barreiras de gênero. O modelo de fazenda gerida pelos patriarcas está gradativamente sendo substituído por mulheres, que cada vez mais, assumem elos da cadeia do agronegócio.

Dados do censo agropecuário de 2017 mostram que grandes propriedades rurais passaram a ser comandadas por mulheres, em comparação ao censo anterior de 2006. Atualmente as mulheres lideram em 19% de todas as propriedades, em comparação aos 13% apontados pelo censo de 2006.

No entanto, a diferença entre o desembolso de crédito rural para produtores e produtoras se aprofundou nos últimos anos. Conforme dados do Bacen, o valor médio de operações contratadas por homens foi o dobro que a média de operações contratadas por mulheres na safra 18/19, representando R$ 80.614,00 para homens, e R$ 40.336,00 para mulheres.

Faz-se notar que apesar do aumento da participação de mulheres na cadeia produtiva e de valor do agronegócio ainda há muito o que fazer para mitigar as desigualdades e criar um ambiente participativo para todos os gêneros.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Os vícios do consentimento nos negócios jurídicos no âmbito do agronegócio

O texto explora os vícios do consentimento nos negócios jurídicos, especificamente no âmbito do agronegócio, os quais podem comprometer sua validade e levar a sua anulação. Dentre esses vícios estão presentes o erro, o dolo, a coação, o estado de perigo e a lesão. No contexto do agronegócio, são apresentados exemplos para cada um dos tipos de vício, de modo a elucidá-los de maneira prática aos agentes do setor.

Leia mais

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais