É possível a renegociação de contratos de compra e venda antecipada de grãos?

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Para revisão contratual é necessária a comprovação de fato extraordinário que prejudique o cumprimento da obrigação: ocorrência de caso fortuito, força maior ou onerosidade excessiva.

Caso fortuito é o evento imprevisível ocasionado pela ação humana, a exemplo de greves ou guerras. Logo, não há relação com referidos contratos.

Força maior é o evento inevitável, ainda que previsível, decorrente de forças da natureza. Intempéries climáticas, como a seca, podem justificar a renegociação dos contratos, vez que a prestação não será fisicamente possível.

Onerosidade excessiva ocorre quando fatos futuros, extraordinários e imprevisíveis, tornam a obrigação extremamente onerosa a uma das partes em detrimento à grande vantagem a outra. Aplica-se no caso de descolamento do preço?

A volatilidade no preço das commodities é algo extraordinário e imprevisível? Entendemos que não, mesmo porque trata-se de risco inerente ao negócio.

Em se tratando de relação contratual regida pelo Código Civil e sendo imprescindível a comprovação da imprevisibilidade do fato, nos termos do artigo 478 do CC, entendemos não ser cabível a revisão contratual sob o argumento da alta no preço da soja.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais