Impossibilidade de reiteração de pedido de desconsideração da personalidade jurídica na mesma fase processual

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Em recente julgamento do REsp 2.123.732-MT, a Terceira Turma do STJ decidiu que não é ´possível apresentar novo pedido de desconsideração da personalide jurídica com causa de pedir semelhante já analisada e indeferida no curso da mesma execução. No caso concreto, houve pedido de desconsideração da personalidade jurídica com base em alegações de prejuízo ao credor e abuso da personalidade jurídica. O primeiro pedido, deferido pelo juízo de primeiro grau, mais tarde foi indeferido pelo TJMT após recurso de Agravo de Instrumento interposto pela empresa devedora. Anos depois, o exequente apresentou novo pedido, fundamentado nas mesmas razões, mas dessa vez com a inclusão de documentos e fatos novos.

Contudo, o juízo de primeiro grau indeferiu o novo pedido, considerando que a matéria já estava preclusa. Em sede de recurso, o TJMT manteve a decisão, mas com o argumento de que a situação configuravacoisa julgada material.

Na decisão contida no acórdão do REsp, de relatoria da Ministra Nancy Andrighi, O STJ entendeu que se trata de preclusão consumativa, e não coisa julgada. A ministra destacou que, sendo a decisão sobre o pedido de desconsideração uma decisão interlocutória- ou seja, nçao definitiva em relação ao mérito do processo- aplica-se a regra da preclusão. Assim, é inviável a rediscussão do tema com a mesma causa de pedir no curso do mesmo processo.

O posicionamento do STJ é interessante e reforça os cuidados necessários de análise, fundamentação e “timing” para utilização do incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

No atual cenário, em que inclusive se discute na Corte Especial do STJ a possibilidade de imposição de honorários sucumbenciais na hipótese de rejeição do pedido de desconsideração da personalidade jurídica (REsp. 2.072.206/SP – julgamento ainda não conluído), esses cuidados devem ser ainda mais redobrados.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Tendências e Inovações no Mercado de Crédito para o Agronegócio

O agronegócio brasileiro, alicerce vital da economia, enfrenta desafios constantes na obtenção de crédito. Contudo, o avanço tecnológico e o surgimento de novas soluções financeiras estão transformando este cenário, proporcionando não apenas acesso mais fácil ao crédito, mas também uma gestão mais eficiente dos riscos inerentes ao setor. As inovações trazidas pelas fintechs, tecnologias emergentes e práticas sustentáveis estão redesenhando o panorama do crédito no agronegócio, gerando novas oportunidades e mudando paradigmas.

Leia mais