Tribunal de Justiça de Goiás exclui CPR de Recuperação Judicial.

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Desde 2021, com o advento da Lei 14.112/2020, ocorreu uma mudança significativa na Lei da CPR (Lei 8.929/94), através da inclusão do Art. 11. Este artigo estabelece que as Cédulas de Produto Rural (CPRs) físicas não estão sujeitas aos efeitos da Recuperação Judicial. Essa alteração legislativa teve um impacto direto nas práticas do agronegócio, especialmente no contexto de processos de recuperação judicial.

Foi com base nesta legislação que o Tribunal de Justiça de Goiás afastou a inclusão de uma Cédula de Produto Rural ao rol de créditos sujeitos à Recuperação Judicial.

No caso em questão, um Produtor Rural ingressou com pedido recuperacional listando a citada Cédula como crédito a se sujeitar aos efeitos da recuperação, porém o Credor da Cédula impugnou a inclusão da Cédula.

Em 1º instancia o Magistrado entendeu que a CPR deveria ser incluída na Recuperação Judicial. No entanto, o Credor recorreu desta decisão e o Tribunal de Justiça de Goiás, liminarmente, acolheu o pedido do Credor, excluindo a CPR do processo de recuperação.

É importante salientar que a decisão proferida foi em sede de pedido liminar e proferida pelo Desembargador Relator do Recurso, sendo que o recurso ainda será julgado pelo órgão colegiado competente. Contudo, já é possível observar que o judiciário tem recepcionado e aplicado a risca a regra contida no Art. 11 da Lei da CPR. Esta postura reflete um entendimento que busca equilibrar os interesses dos produtores rurais em dificuldade financeira e os direitos dos credores, contribuindo para a estabilidade e previsibilidade no setor do agronegócio.

Integrado Voto, Agravo de Instrumento nº 5816996-66.2023.8.09.0019.


VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Impactos da Lei 14.905/24 na Correção Monetária de Débitos Trabalhistas

A Lei 14.905/24 alterou significativamente os critérios de correção
monetária para débitos trabalhistas, em conformidade com a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 58 e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entenda como essas mudanças afetam o provisionamento de passivos trabalhistas e a importância de uma gestão financeira estratégica para as empresas.

Leia mais

Descumprimento de contratos futuros e cobrança judicial

No agronegócio, é comum a negociação de commodities através de contratos futuros, nos quais os produtores comercializam safras que serão produzidas, fixando previamente o preço de venda. Caso o produtor descumpra a obrigação de entrega do produto, deverão ser verificadas algumas informações para o início da Recuperação de Crédito.

Leia mais

Citação em Ações de Cobrança: Como Vencer as Dificuldades e Acelerar o Processo?

A citação do devedor é um dos principais desafios nas ações de cobrança, especialmente quando há manobras para dificultar sua localização. Manter uma base cadastral completa, utilizar citações eletrônicas e recorrer a investigação patrimonial são estratégias essenciais para agilizar a citação de devedores e aumentar a efetividade na recuperação de crédito.

Leia mais