Justiça do Trabalho não tem Competência para Discutir Contrato de Representação Comercial

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconheceu a incompetência da Justiça do Trabalho para julgar ação fundada em contrato de representação comercial.

Em resumo, um representante de Dom Pedrito/RS propôs ação de rescisão de contrato de representação comercial com pedido de indenização por danos morais e materiais em face da empresa de telefonia Tim Celular S.A, sem pleito de reconhecimento de vínculo empregatício.

Ao receber o caso, o juízo de Bagé/RS declarou a incompetência da Justiça do Trabalho para processar a causa, sob o fundamento de que a expressão “relação de trabalho”, prevista no artigo 114 da Constituição da República não abrange relações de natureza civil e comercial entre pessoas jurídicas.

Contudo, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT/RS) reformou a sentença por entender que a discussão relacionada à prestação de serviços se enquadra nas competências da Justiça do Trabalho.

Após o recurso da empresa Tim, o TST destacou que sua jurisprudência era no sentido de que a Justiça do Trabalho detinha competência material para processar e julgar demandas oriundas da relação de trabalho, inclusive proveniente de lide envolvendo relação de trabalho do representante comercial.

Todavia, em 2020 o Supremo Tribunal Federal (STF), ao apreciar o Tema 550, declarou a competência da Justiça Comum para processar e julgar os casos envolvendo relação jurídica entre representante comercial e representada, por entender que não há relação de trabalho nesse tipo de contratação regida pelo Código Civil.

Em razão da decisão do STF ter natureza vinculante, o TST manteve a incompetência da Justiça do Trabalho e determinou a remessa do processo à Justiça Comum.

Por fim, cabe frisar que nos casos de pedido de reconhecimento de vínculo empregatício entre o Representante comercial e a empresa Representada, a competência continua sendo da Justiça do Trabalho.

TST, Recurso de Revista nº 0059400-23.2008.5.04.0811, Relator Ministro Augusto César Leite Carvalho, DJE em 03.09.2021.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais