CNJ lança ferramenta para atendimento remoto de todos os CRIs do Brasil

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O Conselho Nacional de Justiça – CNJ, por meio da sua corregedoria, aprovou o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado – SAEC para interligar mais de 3,5 mil Cartórios de Registros de Imóveis- CRIs em todo o Brasil.

O objetivo é atribuir agilidade aos atos da justiça, como arrestos, sequestros e penhoras on-line de bens imóveis de origem ilícita e aos serviços extrajudiciais.

O sistema traz praticidades como: cadastro de imóveis, matrículas on-line, pesquisa de bens, certidão digital, regularização fundiária e acompanhamento registral, cujos serviços serão utilizados pelos tribunais, cartórios, órgãos públicos, agentes financeiros, incorporadoras, construtoras, imobiliárias, corretores, advogados e demais interessados.

Segundo a agência de notícia do CNJ, o SAEC é uma etapa a mais na trajetória de modernização do judiciário, que tem deixado para trás um modo de atuação analógico e físico e atuando intensamente em meio digital e remoto.

A ferramenta trará ainda indicadores e dados estatísticos sobre a operação dos registradores, informações que serão úteis para o acompanhamento da eficiência dos cartórios de imóveis.

Para ter acesso aos diversos serviços oferecidos pela plataforma, o interessado deve acessar o site https://registradores.onr.org.br/ e aproveitar toda a facilidade sem sair de casa.

Fonte: https://www.cnj.jus.br/servico-de-registro-eletronico-de-imoveis-contribuira-para-melhoria-do-ambiente-de-negocios/

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ RECONHECE CLÁUSULA LIMITATIVA DE RESPONSABILIDADE CONTRATUAL

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 1.989.291, por maioria de votos, reconheceu a cláusula limitativa de responsabilidade que estabeleceu valor máximo para indenização. Segundo o colegiado, é válido o limite definido pela vontade das partes, que, presume-se, ponderaram os benefícios e desvantagens durante a contratação.

Leia mais

Os vícios do consentimento nos negócios jurídicos no âmbito do agronegócio

O texto explora os vícios do consentimento nos negócios jurídicos, especificamente no âmbito do agronegócio, os quais podem comprometer sua validade e levar a sua anulação. Dentre esses vícios estão presentes o erro, o dolo, a coação, o estado de perigo e a lesão. No contexto do agronegócio, são apresentados exemplos para cada um dos tipos de vício, de modo a elucidá-los de maneira prática aos agentes do setor.

Leia mais