O Conselho Nacional de Justiça – CNJ, por meio da sua corregedoria, aprovou o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado – SAEC para interligar mais de 3,5 mil Cartórios de Registros de Imóveis- CRIs em todo o Brasil.
O objetivo é atribuir agilidade aos atos da justiça, como arrestos, sequestros e penhoras on-line de bens imóveis de origem ilícita e aos serviços extrajudiciais.
O sistema traz praticidades como: cadastro de imóveis, matrículas on-line, pesquisa de bens, certidão digital, regularização fundiária e acompanhamento registral, cujos serviços serão utilizados pelos tribunais, cartórios, órgãos públicos, agentes financeiros, incorporadoras, construtoras, imobiliárias, corretores, advogados e demais interessados.
Segundo a agência de notícia do CNJ, o SAEC é uma etapa a mais na trajetória de modernização do judiciário, que tem deixado para trás um modo de atuação analógico e físico e atuando intensamente em meio digital e remoto.
A ferramenta trará ainda indicadores e dados estatísticos sobre a operação dos registradores, informações que serão úteis para o acompanhamento da eficiência dos cartórios de imóveis.
Para ter acesso aos diversos serviços oferecidos pela plataforma, o interessado deve acessar o site https://registradores.onr.org.br/ e aproveitar toda a facilidade sem sair de casa.