Proprietário de imóvel rural deve registrar a reserva legal constituída antes da vigência do Código Florestal no Cartório de Registro do Imóvel

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Em julgamento do Recurso Especial nº 1.681.074, a 1ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a reserva legal de propriedades rurais deve ser registrada no cartório de registro de imóveis competente, caso sua constituição tenha acontecido antes da vigência do Código Florestal corrente, Lei nº 12.651/2012. Dessa forma, imóveis e proprietários devem buscar estar consoantes com o disposto na Lei nº 4.771/1.965 (substituída pela Lei nº 12.651/2012 – Novo Código Florestal.

O recurso em questão foi interposto pelo MP-SP em face de proprietários de terra que não destinaram o percentual mínimo para reserva legal (no caso em tela, 20%), argumentando a irretroatividade do Código Florestal. No julgamento em primeira instância o juiz decidiu por condenar os réus a demarcar as áreas de reserva legal com base no Código Florestal vigente. 

Já no julgamento em segunda instância, no Tribunal de Justiça de São Paulo, foi dado provimento parcial à apelação dos proprietários, permitindo que a regularização da área de reserva legal nos termos do art. 66 da Lei nº 12.651/2012, que determina que o proprietário ou possuidor de imóvel com área de reserva legal com extensão inferior ao estipulado no art. 12º da mesma lei poderá regularizar a situação recompondo a reserva legal, permitindo a regeneração natural da vegetação e/ou compensando a área pendente em outro imóvel.

Pelo entendimento do STJ, o caso em questão deve ser interpretado com base na Lei nº 4.771/1.965, ressalvando a eventualidade de aplicação do art. 66, supramencionado, levando-se em conta a retroatividade expressa no dispositivo legal. Deve-se destacar, entretanto, que a aplicação retroativa não desobriga o proprietário em proceder com a averbação da reserva legal no cartório competente, conforme disposto no §4º, art. 18 do Código Ambiental atual.

A decisão tende a definir o tema ao delimitar a retroatividade do Código Ambiental nos termos desenhados pelo Superior Tribunal de Justiça, garantido maior clareza para a questão.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais