Em mais um capítulo do avanço tecnológico da era digital, desta vez, o cadastro de imóveis rurais também passa a integrar o movimento no sentido da digitalização.
O Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir), cadastro obrigatório a todos os imóveis rurais, a partir de agora poderá ser concluído de forma virtual diretamente no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC). Com isto, os proprietários de imóveis rurais não precisarão mais ir pessoalmente a uma unidade de atendimento da Receita Federal para atualizar ou cadastrar a propriedade.
No novo procedimento, o conjunto de documentos requeridos pela Receita Federal para validação do cadastro rural pode ser enviados digitalmente para a análise via e-CAC por meio de Dossiê Digital de Atendimento.
Caso, ao longo do processo, surja a necessidade de envio de novos documentos, estes poderão ser juntados no próprio sistema e apontamentos adicionais suscitados poderão ser efetuados todos eletronicamente.
O envio eletrônico de documentos estará disponível nos sistemas Cnir ou o Sistema Coletor Web (associado ao Cafir e administrado pela Receita Federal) sendo realizado pelo e-CAC.
A medida, ainda que relativamente disruptiva, não causa grande surpresa tendo em vista que o contexto social envereda no sentido da digitalização procedimental em todos os setores, movimento este cada vez mais impulsionado pelas adversidades postas pela pandemia do novo coronavírus.
A otimização e facilidade trazidas pela digitalização do cadastro são vistas como facilitadoras no processo e sua aplicação é, de forma geral, bem vista pelo setor.