Noções sobre Enquadramento Sindical

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O enquadramento sindical é o procedimento realizado para se verificar com exatidão qual a norma coletiva que deverá ser aplicada aos contratos de trabalho mantidos por determinada empresa, especialmente quando da existência de diversos sindicatos patronais e profissionais, bem como de categorias gerais e diferenciadas e bases territoriais também diversas.

A finalidade do regular enquadramento sindical é definir a aplicabilidade de normas coletivas aos contratos de trabalho de um ou uma coletividade de contratos de trabalho, direitos e obrigações estas que podem estar contidas em Acordos ou Convenções Coletivas de Trabalho.

A categoria sindical surge apenas e tão somente quando da criação de determinado Sindicato que a represente.

De acordo com o quanto contido no artigo 511, § 3° da CLT , o Brasil adota, como regra, a representação sindical por categorias econômicas e profissionais, admitindo, de forma excepcional, a representação sindical por categoria profissional diferenciada.

Categoria econômica: é a categoria representativa dos interesses econômicos dos empregadores, empresas, cujas atividades se convergem de alguma forma.

Categoria profissional: é a categoria representativa dos interesses de trabalhadores cujas condições de vida e de atividades laborais estejam de alguma forma interligadas, especialmente quando considerada a similaridade da atividade econômica envolvida na prestação de serviços.

Categoria diferenciada:  é uma categoria profissional, criada por promulgação de lei específica, que visa representar os interesses de trabalhadores cujas profissões e atividades laborais são diferenciadas perante à sociedade, como é o caso dos motoristas, jornalistas, advogados, engenheiros etc.

Assim, para o entendimento geral do contexto aqui estudado, faz-se importante esclarecer o conceito de base territorial, que nada mais é do que a extensão de atuação de um determinado sindicato.

Dessa forma, um sindicato pode ter base territorial municipal, regional, estadual e até mesmo nacional, sendo que a legislação brasileira prevê que a territorialidade sindical não poderá ser inferior a um município.

Portanto, existem sindicatos representativos de categorias econômicas (empresas), profissionais e diferenciadas (trabalhadores), sendo certo que todos deverão ter de forma expressa as categorias efetivamente representadas, bem como delimitadas as bases territoriais abrangidas.

Até mesmo diante da complexidade da matéria, o recomendado é que as empresas busquem assessoria jurídica especializada para o respectivo e regular enquadramento sindical.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais