Você sabe o que é um Sindicato?

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

De uma forma simples e didática, Sindicato pode ser considerado como uma associação profissional, representativa dos interesses dos trabalhadores ou dos empregadores, reconhecida pelo Estado através de registro no órgão competente e que, por isso, possui prerrogativas, direitos e obrigações legais para defender os interesses trabalhistas e econômicos da respectiva categoria representada.

O artigo 513 da CLT traz em seu bojo as principais características dos sindicatos, sendo certo que a principal delas é a prerrogativa compulsória de representar a categoria para qual foi criado.

E o que é a prerrogativa compulsória de representação da categoria?

Esta prerrogativa determina que todos os direitos e obrigações negociados entre os sindicatos patronais e profissionais (Convenções Coletivas) ou entre o sindicato profissional e determinada empresa (Acordos Coletivos) terão aplicabilidade à integralidade de empregados e empregadores efetivamente envolvidos na respectiva negociação convencionada ou acordada.

Assim, se uma Convenção Coletiva for estabelecida entre o sindicato dos produtores rurais e o sindicato dos trabalhadores rurais, não poderá determinada empresa representada pelo referido sindicato se opor à aplicabilidade da norma coletiva em vigência.

O mesmo ocorrerá com empregado representado pelo sindicato profissional em determinado Acordo Coletivo, já que não poderá se insurgir quanto à norma coletiva firmada entre as Partes legitimadas para tal.

O mero pagamento de contribuição sindical para determinado sindicato pela empresa, não enseja a legalidade da representação e regular enquadramento sindical.

Faz-se necessário ressaltar o fato de que a irregularidade na representação sindical gera a nulidade de todos os atos praticados pelo sindicato irregular.

Tanto a filiação das empresas aos sindicatos patronais, quanto a filiação dos empregados aos sindicatos dos trabalhadores e até mesmo dos sindicatos perante as federações e confederações, deve ser considerada como voluntária.

Portanto, faz-se necessário ressaltar que as empresas precisam estar atentas, inclusive através de assessoria jurídica especializada, ao respectivo e regular enquadramento sindical.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Impactos da Lei 14.905/24 na Correção Monetária de Débitos Trabalhistas

A Lei 14.905/24 alterou significativamente os critérios de correção
monetária para débitos trabalhistas, em conformidade com a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 58 e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entenda como essas mudanças afetam o provisionamento de passivos trabalhistas e a importância de uma gestão financeira estratégica para as empresas.

Leia mais

Descumprimento de contratos futuros e cobrança judicial

No agronegócio, é comum a negociação de commodities através de contratos futuros, nos quais os produtores comercializam safras que serão produzidas, fixando previamente o preço de venda. Caso o produtor descumpra a obrigação de entrega do produto, deverão ser verificadas algumas informações para o início da Recuperação de Crédito.

Leia mais

Citação em Ações de Cobrança: Como Vencer as Dificuldades e Acelerar o Processo?

A citação do devedor é um dos principais desafios nas ações de cobrança, especialmente quando há manobras para dificultar sua localização. Manter uma base cadastral completa, utilizar citações eletrônicas e recorrer a investigação patrimonial são estratégias essenciais para agilizar a citação de devedores e aumentar a efetividade na recuperação de crédito.

Leia mais