Tribunal de Justiça de Goiás exclui CPR de Recuperação Judicial.

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Desde 2021, com o advento da Lei 14.112/2020, ocorreu uma mudança significativa na Lei da CPR (Lei 8.929/94), através da inclusão do Art. 11. Este artigo estabelece que as Cédulas de Produto Rural (CPRs) físicas não estão sujeitas aos efeitos da Recuperação Judicial. Essa alteração legislativa teve um impacto direto nas práticas do agronegócio, especialmente no contexto de processos de recuperação judicial.

Foi com base nesta legislação que o Tribunal de Justiça de Goiás afastou a inclusão de uma Cédula de Produto Rural ao rol de créditos sujeitos à Recuperação Judicial.

No caso em questão, um Produtor Rural ingressou com pedido recuperacional listando a citada Cédula como crédito a se sujeitar aos efeitos da recuperação, porém o Credor da Cédula impugnou a inclusão da Cédula.

Em 1º instancia o Magistrado entendeu que a CPR deveria ser incluída na Recuperação Judicial. No entanto, o Credor recorreu desta decisão e o Tribunal de Justiça de Goiás, liminarmente, acolheu o pedido do Credor, excluindo a CPR do processo de recuperação.

É importante salientar que a decisão proferida foi em sede de pedido liminar e proferida pelo Desembargador Relator do Recurso, sendo que o recurso ainda será julgado pelo órgão colegiado competente. Contudo, já é possível observar que o judiciário tem recepcionado e aplicado a risca a regra contida no Art. 11 da Lei da CPR. Esta postura reflete um entendimento que busca equilibrar os interesses dos produtores rurais em dificuldade financeira e os direitos dos credores, contribuindo para a estabilidade e previsibilidade no setor do agronegócio.

Integrado Voto, Agravo de Instrumento nº 5816996-66.2023.8.09.0019.


VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais