Provimento 150/23 da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ): diretrizes da adjudicação compulsória extrajudicial

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Publicado no último dia 15 (sexta-feira), o Provimento 150/23 da CNJ estabelece o procedimento para regulamentação da adjudicação compulsória por cartórios, ou seja, pela via extrajudicial.

A adjudicação compulsória é uma medida legal que permite ao promitente comprador receber a propriedade do imóvel prometido em contrato quando não for possível efetivar a transferência da propriedade mediante registro no competente Cartório de Registro de Imóveis (CRI). Isso ocorre quando o vendedor: se recusa a cumprir o contrato, ainda que tenha sido quitado pelo comprador; morre; é declarado ausente ou sua localização for incerta ou desconhecida; for reconhecida sua incapacidade civil ou, ainda, caso seja uma pessoa jurídica a empresa tenha sido extinta.

Nesta esteira, de acordo com o referido Provimento, os fundamentos da adjudicação compulsória podem ser: “quaisquer atos ou negócios jurídicos que impliquem promessa de compra e venda ou promessa de permuta, bem como as relativas cessões ou promessas de cessão, contanto que não haja direito de arrependimento exercitável.”

Além disso, são legitimados para requerer a adjudicação compulsória extrajudicial o transmitente e o adquirente, e seus sucessores.

As regras para o requerimento e os documentos necessários estão indicados nos artigos 440-L e 44G do Provimento, sendo que, o primeiro estabelece os requisitos do requerimento inicial e o segundo, estabelece, além do conteúdo mínimo da ata notarial, as obrigações do tabelião de notas e os fatos/documentos que podem ser prova de quitação.

Por fim, ressaltamos que, nos casos em que já houver adjudicação compulsória judicial, o processo deverá ser suspenso, para que seja iniciado o procedimento pela via extrajudicial.

A alteração no Código Nacional de Normas – Foro Extrajudicial (CNN/CN/CNJ-Extra) é de extrema relevância, tendo em vista que, facilita o procedimento de adjudicação compulsória por cartórios, ao estabelecer as regras para uma possibilidade que já existia desde a publicação da Lei 14.382/22, antes da qual, era realizada apenas pela via judicial.

Ademais, tem a finalidade de promover a desjudicialização, concedendo aos procedimentos maior celeridade e redução de custos, além de desafogar o Poder Judiciário.

É importante destacar que, ainda no caso de procedimento extrajudicial, o interessado deverá ser assistido por advogado, constituído mediante procuração específica (Art. 440-C, Parágrafo único).

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais