Sinalização de infração em Área de Preservação Permanente

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O proprietário de um imóvel localizado no estado de Santa Catarina, recebeu a ordem de colocar em frente a sua propriedade uma placa indicando a existência da ação civil pública que visa a demolição de parte da construção.

A obra já havia sido embargada no ano de 2011, por não possuir matrícula imobiliária, suprimir parte da floresta nativa e estar localizada em área de preservação permanente. No entanto, o proprietário, decidiu prosseguir com a construção do imóvel, descumprindo a ordem judicial.

O Código Florestal é preciso ao delimitar as áreas de preservação permanente, estipulando a largura mínima de distanciamento, conforme abaixo:

a) 30 metros, para os cursos d’água de menos de 10 metros de largura;

b) 50 metros, para os cursos d’água que tenham de 10 a 50 metros de largura;

c) 100 metros, para os cursos d’água que tenham de 50 a 200 (duzentos) metros de largura;

d) 200 metros, para os cursos d’água que tenham de 200 a 600 metros de largura;

e) 500 metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 metros;

II – as áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais, em faixa com largura mínima de:

a) 100 metros, em zonas rurais, exceto para o corpo d’água com até 20 hectares de superfície, cuja faixa marginal será de 50 metros;

b) 30 metros, em zonas urbanas;

De acordo com o TJ/SC, a medida aplicada servirá de alerta a terceiros sobre a intervenção em área de preservação permanente cometida pelo proprietário, bem como contará com a fiscalização do cumprimento da ordem pela coletividade. Caso ocorra o descumprimento, ao proprietário poderá ser imputada multa de 100 reais ao dia, fixado o limite de 15 mil reais.

Vale destacar que não somente o causador direto do dano que poderá sofrer autuações, sendo que todos que eventualmente colaborarem ou forem coniventes com a infração ambiental, poderão ser considerados coobrigados, havendo riscos à imagem, mas também financeiros, diante de autuações de entidades fiscalizadoras.

Desta forma, é fundamental valer-se de assistência jurídica capacitada, a fim de verificar o cumprimento da ordem legal em todos os seus níveis, garantindo assim que a legislação ambiental seja cumprida.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais