Acusações direcionadas ao trabalhador sem provas, gera indenização

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, que julga os processos do estado de Minas Gerais, ao analisar as provas contidas nos autos da reclamação trabalhista de nº. 0010807-96.2022.5.03.0132, reconheceu o dano moral requerido por trabalhadora que foi acusada de furtar dinheiro do caixa da empresa, de forma injusta e sem ter sido aplicada a pena de justa causa, quando da rescisão do contrato de trabalho pelo suposto ato ilícito.

Ao analisar os autos, verifica-se que a empregada alegou que passou por situação constrangedora, uma vez que foi dispensada pela sua empregadora e acusada por ter furtado diversas vezes o caixa da empresa, inclusive com abertura de Boletim de Ocorrência junto ao Departamento Policial.

No entanto, a empregada negou que tenha furtado qualquer valor do caixa e explicou que retirava diariamente o dinheiro do transporte, com autorização e conhecimento da sua empregadora, tendo juntado diversas conversas via whatsapp para demonstrar tais fatos.

De acordo com a conclusão do Juízo, a empresa, cometeu irregularidade ao agir de forma antiética e discriminatória, quando da acusação de furto sem provas concretas neste sentido. Inclusive, considerou tal conduta como desproporcional e que atingiu valores como honra, dignidade e a própria imagem da trabalhadora.

Ademais, o Juízo de origem ainda fundamentou a decisão que condenou a empresa ao pagamento de danos morais, no fato de que a referida trabalhadora sequer teve o contrato de trabalho rescindido por justa causa pelo suposto ato criminoso, o que corroboraria com o entendimento de que não houve efetivamente a prova do furto.

Destaca-se que a demissão por justa causa é a possibilidade que a empresa tem de dispensar um colaborador, caso ele tenha cometido alguma falha, considerada grave, de acordo com a norma trabalhista que compõe a Consolidação das Leis do Trabalho. E, por óbvio, se havia prova concreta de que a trabalhadora praticou um furto dentro das dependências da empresa, esta última certamente teria rescindido o contrato de trabalho por justa causa.

Por tais razões é que o Juízo de origem condenou a empresa ao pagamento de indenização por danos morais em prol da trabalhadora vítima de acusação criminosa, sem provas concretas de tal fato, e o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, que atende o estado de Minas Gerais, além de manter a decisão de primeiro grau, majorou o valor atribuído aos danos morais.

Frisa-se que, a conduta da empresa de atribuir acusações ou prática de atos impróprios aos empregados sem provas concretas que comprovam tais situações é totalmente temerária e pode resultar na obrigação de pagar danos morais ao trabalhador que teve sua honra, dignidade e/ou imagem violadas.

Portanto, é de suma importância que as empresas adotem todas as medidas necessárias para a aplicação correta das leis trabalhistas, e em caso de dúvidas sobre como proceder, busquem orientação jurídica, a fim de evitar surpresas judiciais.

Processo nº 0010807-96.2022.5.03.0132

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais