Possibilidade de Penhora do Salário para Pagamento de Dívida

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A Corte Especial do STJ, em julgamento de Embargos de Divergência, determinou, excepcionalmente, a possibilidade de penhora de parte do salário do devedor para o pagamento de dívida não alimentar, desde que preenchido o requisito de preservação do valor digno que assegure a subsistência do devedor e de sua família, independentemente do montante de seu salário.

Trata-se, na origem, de ação de execução para a cobrança de aproximadamente R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais), com base em cheques emitidos pelo executado.

Os referidos Embargos de Divergência foram interpostos contra acórdão proferido pela Quarta Turma do STJ, a qual tinha delimitado entendimento acerca da possibilidade de penhora de salário nas seguintes hipóteses:

  • Pagamento de prestação alimentícia de qualquer origem, independentemente do valor salarial recebido; e
  • Pagamento de qualquer outra dívida (não alimentar), desde que os valores salariais superassem 50 (cinquenta) salários-mínimos mensais.

Dessa forma, considerando que não houve o preenchimento de um dos requisitos destacados acima, fora mantido o indeferimento do pedido de penhora de 30% (trinta por cento) do salário do executado.

Inconformado com o acórdão, o credor apontou em seu recurso precedentes da Corte Especial e da Terceira Turma do STJ, as quais entendem que para afastar a impenhorabilidade das verbas de natureza salarial, deve-se demonstrar que a penhora de percentual sobre o salário do devedor não irá prejudicar a sua subsistência, independentemente da natureza da dívida e do quanto o devedor aufere mensalmente.

Segundo o entendimento do Ministro João Otávio de Noronha, suprida a palavra “absolutamente” do caput do artigo 833 do CPC, a impenhorabilidade se torna relativa, “permitindo que seja atenuada à luz de um julgamento principiológico, em que o julgador, ponderando os princípios da menor onerosidade para o devedor e da efetividade da execução para o credor, conceda a tutela jurisdicional mais adequada a cada caso, em contraponto a uma aplicação rígida, linear e inflexível do conceito de impenhorabilidade”.

Assevera, ainda, que “a fixação desse limite de 50 (cinquenta) salários-mínimos merece críticas, na medida em que se mostra muito destoante da realidade brasileira, tornando o dispositivo praticamente inócuo, além de não traduzir o verdadeiro escopo da impenhorabilidade, que é a manutenção de uma reserva digna para o sustento do devedor e de sua família”.

Sendo assim, para o requerimento da penhora de percentual do salário do devedor o credor deve ter o cuidado de respeitar a ordem de constrições elencadas no artigo 845 do CPC, ou seja, deve esgotar todas as tentativas de constrição.

Portanto, a interpretação dada pela Corte Espacial do STJ em relação à relativização da impenhorabilidade de percentual de salário do devedor é de vital importância para as ações que buscam a recuperação de crédito, pois garante a possibilidade de constrição de salário do devedor dentro da realidade brasileira, se comparado com a interpretação da penhora de percentual apenas caso o devedor auferisse mais de 50 (cinquenta) salários-mínimos. Ao mesmo tempo, cria-se uma barreira para que o devedor possa manter o seu sustento e de sua família sem lhe causar prejuízos acentuados, garantindo assim, a sua dignidade.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais