Imóvel considerado bem de família é impenhorável em sua totalidade

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Embasado no art. 1° da lei 8.009/90, o bem de família, sendo imóvel residencial próprio do casal ou da entidade familiar é considerado impenhorável e não poderá responder por qualquer dívida civil, fiscal, comercial, previdenciária ou de qualquer outra natureza. Além disso, no parágrafo primeiro do referido dispositivo determina que a impenhorabilidade compreende o imóvel em sua totalidade.

Em processo de cumprimento de sentença que tramitou perante a 3° Vara Cível do Foro de Limeira/SP, a parte autora requereu a constrição sobre a fração ideal de 25,00792% do bem imóvel, em decorrência de débitos bancários contraídos pelos executados.

Não obstante, em sede de embargos de terceiro a embargante comprovou ser proprietária legitima do referido imóvel, o qual, através de toda a análise probatória contatou-se que é bem de família. Em sua defesa esta suscitou que havia adquirido o referido imóvel em sua totalidade, contudo, até a presente prolação da sentença nos autos, ainda constava no registro da matrícula os executados como detentores do domínio de parte ideal do imóvel.   

Por outro lado, considerando o princípio da causalidade, tendo em vista que não houve objeção por parte do embargado, este pugnou pelo afastamento do ônus de sucumbência, visto que não tinha como saber que o domínio total do imóvel pertencia a embargante no momento em que pleiteou a penhora de parte do imóvel nos autos de cumprimento de sentença.

Nesse diapasão, o magistrado prolatou decisão considerando infundado o pedido de penhora sobre fração do imóvel, determinando, portanto, a impenhorabilidade da totalidade do imóvel, tendo em vista que os documentos relacionados à aquisição do imóvel e juntados nos autos corroboraram com as alegações da embargante, confirmando as características concernente ao bem de família.     

Por derradeiro, cabe salientar que a proteção ao bem de família tem escopo no princípio fundamental à moradia, o qual é assegurado pela Constituição Federal de 1988. Portanto, o objetivo não concerne em proteger o devedor de suas dívidas, mas à proteção da entidade familiar em seu conceito amplo. 

Processo nº 1011726-95.2022.8.26.0320

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais