Nova Lei Antidesmatamento da UE e os impactos no agronegócio

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O continente Europeu vem sofrendo há anos com as alterações climáticas de forma significativa, por esta razão, com apelo urgente quanto às questões ambientais e com o intuito de combater as mudanças climáticas globais e a perda de biodiversidade, o Parlamento Europeu aprovou, no dia 13 de setembro, o projeto de legislação que estabelece a obrigatoriedade de due diligence para que os importadores avaliem riscos e garantam que os produtos vendidos na UE não sejam provenientes de terras desmatadas ou degradadas após 31 de dezembro de 2019 (“lei anti-desmatamento”). Importante ressaltar que a proposta não difere o desmatamento ilegal e o legalmente autorizado, o que impacta diretamente os exportadores brasileiros. 

Dentre os produtos atingidos por essa legislação estão: bovinos de corte, cacau, café, óleo de palma, soja e madeira, incluindo itens que contenham, tenham sido alimentados ou tenham sido fabricados com estes produtos, como, por exemplo, couro, chocolate e móveis. Além destes, o Parlamento pretende incluir, ainda, suínos, aves, ovinos e caprinos, milho, borracha, carvão e produtos de papel impresso. 

Exemplificando, para que possa ser vendido para a União Europeia, será necessário que as empresas importadoras garantam, através de certificações, que o produto agropecuário não esteja ligado a nenhum tipo de desmatamento ocorrido após 2019. Sendo assim, será necessária a rastreabilidade da cadeia de fornecimento desde o início para garantir sua legitimidade, semelhante ao que já acontece com a soja no Brasil desde 2006. 

Prevendo multas de alto valor para quem tentar burlar as certificações, bem como a criação de uma lista que evidencia o risco de efetuar negócios com cada nação, esse regramento servirá para importações originadas em qualquer parte do mundo.  

No entanto, o Brasil deverá ser um dos países mais afetados na medida em que é uma das nações que têm maior parte de seu território coberto por vegetação nativa, não havendo, como dito, distinção entre desmatamento legal e ilegal. Logo, a proposta claramente privilegia regiões que desmataram suas florestas no passado.  

Além disso, a aprovação final da proposta, que ainda passará pela ratificação de cada um dos 27 países da União Europeia, traz preocupação para o mercado brasileiro, pois outros mercados mundiais costumam seguir as tendências ambientais apresentadas pelos europeus. Os Estados Unidos já apontam por segui-lo integralmente através do projeto Forest Act 2021. 

O Itamarty (Ministério das Relações Exteriores) tem tentado suavizar a referida legislação para que possa abranger as regiões nas quais o desmatamento tenha sido realizado de forma legal, no entanto, a possibilidade é incerta. 

O Brasil também recorreu, junto a outros países, ao Comitê de Agricultura da Organização Mundial do Comércio (OMC), uma vez que esse regramento estaria divergente das regras de livre comércio internacional. A OMC, entretanto, ainda não se posicionou quanto ao assunto.  

Fato é, que a legislação que será imposta pela UE trará grande impacto para o agronegócio brasileiro que movimenta bilhões de dólares em exportação. Por esta razão, tanto os produtores quanto as empresas do setor, como as Trading de grãos e demais empresas que exportam produtos agropecuários, devem estar atentos ao desfecho da situação e já se preparar estrategicamente para se adequar à nova legislação, mitigando, assim, os riscos de impactos em seus negócios.

A proposta pode ser acessada na integra clicando aqui

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais