Justiça considera válido Acordo Coletivo de Trabalho que prevê condições especiais para turno de revezamento e hora noturna

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Juíza da Vara do Trabalho da cidade de Sumaré, interior paulista, entendeu que Acordo Coletivo que estabeleceu condições especiais para o turno de revezamento de uma empresa, inclusive acerca da hora noturna, possui validade perante Convenção Coletiva silente sobre o tema.  

Ao se analisar os autos, constata-se que o trabalhador menciona que laborava em turno de revezamento, em escala 6×2, podendo se ativar das 06h00min às 14h25min; das 14h00min às 22h45min ou das 22h45min às 06h10min.  

Assim, há o pedido de deferimento de horas extras a partir da 6ª (sexta) hora diária, em conformidade com o previsto no artigo 7º, inciso XIV, que assim estabelece “jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento”, bem como requer a condenação da empregadora ao pagamento da hora noturna reduzida.  

Em sede de contestação, a empregadora fez a juntada de Acordos Coletivos de Trabalho firmados com o Sindicato da categoria, que previam a existência de turnos de revezamento de 7h20min de trabalho, inclusive com a existência de adicional de turno no valor de 15% sobre o valor do salário, durante todo o período de submissão à referida escala diferenciada.  

No que se refere ao adicional noturno, a empresa fez prova de que os referidos Acordos Coletivospreviam o pagamento de adicional noturno de 50% por todo o trabalho ocorrido durante o horário noturno previsto em lei, isto é, das 22h às 05h, o que seria mais favorável ao trabalhador, mesmo se considerada a extensão da hora noturna com adicional de 20%, conforme previsão legal, até o final do turno noturno, que se dava às 06h10min.  

Em sentença, a Juíza da Vara de Sumaré considerou válidos os Acordos Coletivos de Trabalho firmados entre a empresa e o respectivo Sindicato, os quais foram objetos de registro e homologação perante o Ministério do Trabalho e Emprego.  

Dessa forma, tal decisão corrobora com o nosso entendimento de que, as empresas que optam em negociar coletivamente junto ao Sindicato competente os direitos passíveis de ajuste mediante acordo, como é o caso da jornada de trabalho, hora noturna e outros direitos previstos na legislação trabalhista, conseguem adequar questões específicas de suas respectivas estruturas em conformidade com a legislação, diminuindo o risco de eventuais condenações.  

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais