Sócio pode ter seus direitos suspensos em caso de falta grave

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Affectio Societatis é o termo utilizado para definir a intenção dos sócios de constituírem uma sociedade, o que se dá pela abertura de empresa em comum e pela livre vontade de permanecerem juntos em determinado negócio.  

Contudo, caso a vontade de qualquer deles estiver viciada, há a consequente quebra da affectio societatis que, se atrelada a faltas graves no cumprimento das obrigações societárias, pode gerar penalidades aos sócios.  

É o que diz recente decisão de juíza da 1ª Vara Cível de Americana/SP que suspendeu temporariamente a participação societária de sócio que praticou atitudes incompatíveis com a intenção de contrair sociedade.  

Além de suspender temporariamente a participação de sócio réu, a decisão também afastou todos os seus direitos que detinha sobre a sociedade, desde acesso aos lucros, solicitação de prestação de contas, direito a voto, entre outros.  

Isso porque, ficou comprovado que o sócio infrator cometeu concorrência desleal que consiste no exercício da mesma técnica e atividade da sociedade do qual pertence, atingindo a mesma clientela e desviando lucros que seriam da sociedade exclusivamente para si.  

Importante ressaltar que a questão da concorrência é considerada falta grave perante a sociedade e está atrelada a quebra do dever de lealdade que se faz necessária para a proteção e colaboração dos interesses societários, podendo ser configurado de modo direto, por conta própria, ou de modo indireto, por meio de terceiros, independentemente da existência de acordo expresso de não-concorrência, uma vez que requisito básico para a boa-fé dos membros da sociedade.  

Embora a decisão aplicada seja recorrível, serve de medida adequada para que não gerem maiores prejuízos societários, bem como alerta aos que compõe o quadro societário de empresas sobre a imprescindível fiscalização e cautela de seus atos fora da sociedade. 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais

Reforma Tributária – O que mudou?

A reforma tributária foi promulgada por meio da Emenda Constitucional nº 132 em 20 de dezembro de 2023, com o objetivo de simplificar a cobrança dos tributos sobre o consumo, convertendo o ICMS e ISS em um novo tributo denominado IBS, assim como o PIS, Cofins na CBS.

Ou seja, serão extintos os tributos atuais (PIS, Cofins, ICMS e ISS) com a criação de dois tributos novos (CBS e IBS), criando-se o IVA dual.

Leia mais