Empresa não responde por dano ambiental causado por terceirizada

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Embora não haja previsão legal para definir o conceito de “dano ambiental”, podemos conceituar como sendo ato danoso ao meio ambiente, realizado por meio de ação ou omissão, que prejudique as diversas condições de ordem física, química e biológica levando a consequências negativas. 

A longo das últimas décadas, a proteção ao meio ambiente vem sendo um dos temas que mais pautam as discussões mercadológicas dando força a um movimento natural, e que visa a promoção da criação de ferramentas punitivas, por meio de leis, a agentes responsáveis por cometer danos ambientais. 

Neste sentido, temos como um dos principais agentes do ordenamento jurídico que legitima esse movimento, a Constituição Federal. Em seu artigo 225, a CF estabelece que “as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.” Dentro desse entendimento, nasce três modalidades de responsabilidade: administrativa, civil e penal, tendo sanções em caso de descumprimento de qualquer um destes. 

De acordo com o artigo 225, §3º da CF, a responsabilidade por danos ambientais é de natureza objetiva – responsabilidade que independe da aferição de culpa, ou de gradação de envolvimento do agente causador do dano -, entendimento que é adotado por grande parte da jurisprudência. Entretanto, não é incomum que surjam discussões judiciais no que diz respeito a aplicabilidade em suas três naturezas. 

Em decisão recente, a 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo anulou uma multa aplicada pela Cetesb a uma transportadora pelo derramamento de 20 mil litros de líquido corrosivo e oxidante em rodovia, decorrente de um acidente com um caminhão de uma empresa terceirizada. 

Embora o pedido para anulação tenha sido negado em primeira instância, o TJSP deu provimento ao recurso da empresa de transporte considerando que, por se tratar de sanção administrativa, a penalidade deve ser imposta diretamente ao infrator e não a terceiro indiretamente ligado à infração. 

Conforme citado pelo relator, Min. Nogueira Diefenthaler, há entendimento do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que a responsabilidade civil por dano ambiental é “subjetivamente mais abrangente do que as responsabilidades administrativa e penal”. Segundo o entendimento citado, diferente da responsabilidade civil, em esfera administrativa e penal não se admite que se responda objetivamente por danos ambientais praticadas por terceiros. 

O desembargador ressaltou que a autora não cometeu o fato tipificado na autuação, ou seja, não provocou o lançamento de poluentes em corpos d’água, não concorreu diretamente para a infração e não obteve qualquer benefício pelo fato. 

Os demais magistrados seguiram o relator e a decisão foi unânime. 

Acórdão nº 1053740-90.2020.8.26.0053.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais