Proprietário rural é condenado a reparar danos ambientais em área de reserva

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Herdeiro de uma propriedade rural localizada no município de Ribeirão Bonito, foi condenado pela Vara Única da cidade a reparar danos ambientais provocados em região de reserva legal e vegetativa. 

Após o órgão competente realizar vistoria, foi verificado que o proprietário da área ocupou de forma indevida espaço destinado à preservação permanente e de vegetação nativa, consistente na ocupação em áreas de preservação permanente (APP), com o pastoreio e o corte de árvores em localidade de valor ecológico, danos próximos a nascentes, córregos e represas localizadas no interior da propriedade, além da ausência de averbação referente à reserva legal.

Vale ressaltar que a legislação prevê a preservação de tais áreas, visando a manutenção dos recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas, da vegetação nativa e de animais de espécies nativas.

Diante do dano ambiental causado pelo réu, ele deverá, além da obrigação de reflorestamento de todas as áreas de preservação permanente do imóvel e da regularização da situação ambiental do território, arcar com o pagamento de indenização referente a eventuais danos que se comprovarem irreversíveis.

Em sua decisão, o juiz Victor Trevizan Cove, defendeu que “o simples descumprimento das normas de proteção ao meio ambiente pode causar danos ambientais, haja vista que o direito ambiental visa preservar o equilíbrio da ordem física, química e biológica da vida contra lesões”, o que não foi respeitado pelo proprietário da área em questão. 

Por isso a importância de se respeitar a legislação ambiental, pois auxilia na promoção de condições essenciais para um meio ambiente ecologicamente equilibrado, promovendo, além da manutenção e preservação da natureza, qualidade de vida humana, principalmente no que diz respeito ao aquecimento global, sendo o desmatamento um dos principais fatores para seu avanço. 

Por fim, cumpre esclarecer que o agente que venha a se relacionar com infratores de áreas preservadas, poderá, eventualmente, ser responsabilizado em conjunto com o infrator/causador do dano ambiental. Ademais, em casos de empresas, ao exemplo de tradings que financiam o plantio em áreas de preservação, há também o risco de imagem, pois cada vez mais se apoiam empresas que sigam critérios de responsabilidade ambiental.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais