Protesto indevido de cheque não gera indenização por danos morais, decide STJ

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A 4ª Turma, alinhando-se com o posicionamento da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, pacificou a jurisprudência no sentido de que o protesto de título de crédito já prescrito, mesmo que irregular, não gera direito de indenização por danos morais de forma automática, se não houver dano efetivo ao bem jurídico tutelado. 

O colegiado determinou o cancelamento dos protestos de dois cheques feitos indevidamente, mas negou o pedido de danos morais do emissor. 

O Ministro Luis Felipe Salomão, relator do recurso, explicou que no caso de protesto irregular, o dano moral se dá pelo abalado ao crédito e pela “fama” de mau pagador. No entanto, no presente caso, o protesto é irregular apenas por conta da prescrição do título, ou seja, ele não pode ser executado, mas restam alternativas de cobrança judicial, e sendo assim não há abalo de crédito. 

O recurso foi originado em uma ação declaratória de prescrição de débito e baixa de protesto, cumulada com pedido de indenização por danos morais, ajuizadas pelo devedor após verificar restrição em seu CPF decorrente do protesto em 2009 por dois cheques emitidos em 2005. 

O autor da ação alegou a prescrição do cheque como motivo pelo qual não poderia o credor protestar o título, e ainda argumentou que os títulos foram emitidos para outra pessoa, que o repassou ao portador, pessoa esta com o qual não teve relação jurídica. 

O Ministro Salomão explica que restou incontroverso que entre a emissão em 2005 e o protesto em 2009, já havia transcorrido o prazo prescricional de 6 meses para a execução cambial.

Além disso, verificou que mesmo não existindo negócio jurídico entre as partes, os cheques foram endossados, o que confere ao endossatário os efeitos de cessão de crédito, não sendo necessário nenhuma outra formalidade para tanto. 

O magistrado ainda acrescenta que “não só não houve efetivo dano ocasionado, como é certo que o autor não nega que deve, tampouco manifesta qualquer intenção em adimplir o débito”.

Diante disto, foi reconhecida a irregularidade do protesto, devido à prescrição da dívida, porém sem reconhecer os danos morais nesse caso. 

Decisão no REsp 1.536.035

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais