CNJ lança ferramenta para atendimento remoto de todos os CRIs do Brasil

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O Conselho Nacional de Justiça – CNJ, por meio da sua corregedoria, aprovou o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado – SAEC para interligar mais de 3,5 mil Cartórios de Registros de Imóveis- CRIs em todo o Brasil.

O objetivo é atribuir agilidade aos atos da justiça, como arrestos, sequestros e penhoras on-line de bens imóveis de origem ilícita e aos serviços extrajudiciais.

O sistema traz praticidades como: cadastro de imóveis, matrículas on-line, pesquisa de bens, certidão digital, regularização fundiária e acompanhamento registral, cujos serviços serão utilizados pelos tribunais, cartórios, órgãos públicos, agentes financeiros, incorporadoras, construtoras, imobiliárias, corretores, advogados e demais interessados.

Segundo a agência de notícia do CNJ, o SAEC é uma etapa a mais na trajetória de modernização do judiciário, que tem deixado para trás um modo de atuação analógico e físico e atuando intensamente em meio digital e remoto.

A ferramenta trará ainda indicadores e dados estatísticos sobre a operação dos registradores, informações que serão úteis para o acompanhamento da eficiência dos cartórios de imóveis.

Para ter acesso aos diversos serviços oferecidos pela plataforma, o interessado deve acessar o site https://registradores.onr.org.br/ e aproveitar toda a facilidade sem sair de casa.

Fonte: https://www.cnj.jus.br/servico-de-registro-eletronico-de-imoveis-contribuira-para-melhoria-do-ambiente-de-negocios/

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais