TRT-2 entende que a Covid-19 só pode ser considerada doença ocupacional se estiver relacionada às atividades do empregado

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O TRT da 2ª Região entendeu que a Covid-19 pode ser reconhecida como doença ocupacional desde que se caracterize o nexo causal entre as atividades profissionais do empregado e a doença.

Em um dos processos, um assistente de lavagem, que trabalhava em uma concessionária de automóveis, não conseguiu provar que havia contraído a Covid-19 por culpa do empregador. 

A 9ª Turma do TRT-2 confirmou o entendimento do juízo de 1º grau, que não reconheceu o envolvimento de doença ocupacional e negou o pagamento dos danos morais e materiais. Para a Turma do TRT-2 também cabia ao trabalhador comprovar as denúncias, o que não ocorreu.

O desembargador relator da decisão, explicou que, mesmo que o auxiliar tivesse apresentado sorologia com resultado positivo, ”o referido método não é adequado e seguro para a verificação da doença, pois depende da verificação por meio de teste de PCR, que não detectou o coronavírus no corpo do denunciante.

Além disso, em depoimento próprio, o profissional disse que recebeu equipamentos de proteção do empregador, que pegava metrô e ônibus para chegar ao trabalho e que trabalhava como engraxate nos finais de semana, atendendo clientes em casa, ficando prejudicada a apuração do contágio e consequente configuração de doença ocupacional. 

Em outro processo movido pelo espólio de um trabalhador, que contraiu a Covid-19 e faleceu por complicações da doença, foi pleiteado o reconhecimento de doença profissional equiparada a acidente do trabalho, bem como o pagamento de indenização por danos morais, materiais e fixação de pensão alimentícia.

Todavia, os magistrados da 5ª Turma do TRT-2, por unanimidade, negaram provimento aos pedidos dos autores, mantendo a decisão do juízo de primeiro grau, sob o fundamento que não havia sido comprovada a existência de nexo causal entre a doença que vitimou o trabalhador e a atividade por ele desenvolvida na empresa.

A desembargadora-relatora do acórdão, entendeu que “Os elementos dos autos não são suficientes à caracterização da doença como de cunho eminentemente laboral, ou seja, não há como se ter certeza de que a doença que acometeu o obreiro se deu, estritamente, em razão de sua atividade laboral. Meros indícios, como se sabe, não bastam para eventual condenação“.

Ademais, a prova produzida no processo comprovou que a empresa reclamada possuía todas as medidas necessárias para preservar a higidez física dos seus empregados, razão pela qual não conseguiram os reclamantes comprovar que a Covid-19 acometeu o ex-funcionário tão somente em razão de sua atividade laborativa.

Assim, é de suma importância que as empresas além de adotarem todas as medidas necessárias para a prevenção da Covid-19 também as documente, a fim de comprovar a ausência de culpa em caso de contaminação de empregados e, em caso de dúvidas sobre como proceder, busquem orientação jurídica.

Processo nº 1000396-57.2021.5.02.0061 e 1001350-68.20200.5.02.0084 – TRT 2ª Região

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais