Qual o termo inicial dos juros moratórios para a cobrança de cheque prescrito não apresentado ao banco?

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A quarta turma do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, entendeu que os juros de mora devem incidir a partir a data da citação do devedor, no caso de cobrança de cheque não apresentado para pagamento junto à instituição financeira sacado.

Em regra, os juros de mora devem ser contados desde a data da primeira apresentação do cheque pelo portador ao Banco, entretanto, no caso concreto, o credor não realizou a tentativa de recebimento do valor perante a instituição financeira.

Trata-se de cheque emitido em 1993 em que o beneficiário não recorreu ao banco para o devido pagamento, deixando passar mais de 15 anos para o ajuizamento de ação monitória do cheque prescrito.

Para os ministros, embora “(…) não estar prescrita a pretensão da parte credora, é inegável que não pode ser premiada com os juros de mora desde o vencimento, visto que além de contrastar com a regra específica constante do artigo 52, inciso II, tal pretensão consistiria em um prêmio decorrente de sua própria inércia”.

Continuou afirmando que “a inércia do credor jamais pode ser premiada, motivo pelo qual o termo inicial dos juros de mora deve levar em conta um ato concreto do interessado tendente a satisfazer o seu crédito (…)”.

Portanto, como não houve apresentação do cheque para a respectiva compensação, entendeu-se que os juros de mora incidem a partir do primeiro ato do credor tendente à satisfação do crédito, o que, neste caso, ocorreu com a citação do devedor.

STJ, Recurso Especial nº 1.768.022 MG (2018/0243790-8), quarta turma, Ministro relator Marcos Buzzi, DJE em 25.08.2021.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais

Reforma Tributária – O que mudou?

A reforma tributária foi promulgada por meio da Emenda Constitucional nº 132 em 20 de dezembro de 2023, com o objetivo de simplificar a cobrança dos tributos sobre o consumo, convertendo o ICMS e ISS em um novo tributo denominado IBS, assim como o PIS, Cofins na CBS.

Ou seja, serão extintos os tributos atuais (PIS, Cofins, ICMS e ISS) com a criação de dois tributos novos (CBS e IBS), criando-se o IVA dual.

Leia mais