TRT de Goiás afasta penhora de imóvel luxuoso por causa de dívida trabalhista

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás, afastou penhora de um imóvel do sócio de uma empresa de engenharia que seria usado para pagar um engenheiro civil dispensado sem receber as devidas verbas trabalhistas, com base no entendimento de que não é possível a penhora de bem de família, independentemente de seu valor. 

O autor, engenheiro civil, prestou serviços à empresa por 7 meses, até ser dispensado sem receber suas verbas rescisórias, o que o levou a ajuizar a ação trabalhista em 2014, resultando em um acordo entre as partes que nunca foi cumprido. 

A penhora do imóvel foi solicitada com base no argumento de que o imóvel está localizado em condomínio nobre e tem valor suficiente para cessar a dívida e ainda garantir à família uma moradia digna. 

O Desembargador Paulo Pimenta, ao analisar a petição, observou que não há na lei exceção da impenhorabilidade com base no valor do imóvel. Com base em jurisprudências do Tribunal Superior do Trabalho, sustentou que mesmo que o imóvel exceda o valor para cumprir o papel constitucional de moradia, não há possibilidade de priorizar o credor sobre a impenhorabilidade, conforme Lei 8.009/1990. 

“Portanto, considerando que o executado comprovou a moradia no imóvel, a par de não haver sequer alegação do exequente de que o imóvel em tela não seja o único de propriedade do executado, reputo enquadrado o bem na hipótese de impenhorabilidade prevista na Lei nº 8009/90”, explica o desembargador. 

A decisão pode ser consultada no processo de nº 0011576-31.2014.5.18.0015

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Impactos da Lei 14.905/24 na Correção Monetária de Débitos Trabalhistas

A Lei 14.905/24 alterou significativamente os critérios de correção
monetária para débitos trabalhistas, em conformidade com a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 58 e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entenda como essas mudanças afetam o provisionamento de passivos trabalhistas e a importância de uma gestão financeira estratégica para as empresas.

Leia mais

Descumprimento de contratos futuros e cobrança judicial

No agronegócio, é comum a negociação de commodities através de contratos futuros, nos quais os produtores comercializam safras que serão produzidas, fixando previamente o preço de venda. Caso o produtor descumpra a obrigação de entrega do produto, deverão ser verificadas algumas informações para o início da Recuperação de Crédito.

Leia mais

Citação em Ações de Cobrança: Como Vencer as Dificuldades e Acelerar o Processo?

A citação do devedor é um dos principais desafios nas ações de cobrança, especialmente quando há manobras para dificultar sua localização. Manter uma base cadastral completa, utilizar citações eletrônicas e recorrer a investigação patrimonial são estratégias essenciais para agilizar a citação de devedores e aumentar a efetividade na recuperação de crédito.

Leia mais