Portaria do MTP proíbe rescisão por justa causa fundamentada na ausência de vacinação contra a COVID-19

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) acaba de divulgar a Portaria MTP n° 620, de 01° de Novembro de 2021, que dentre outras previsões, PROÍBE as empresas de rescindirem os contratos de trabalho por justa causa daqueles trabalhadores que se recusarem a tomar a vacina contra a COVID-19. 

Da mesma forma, a referida Portaria proíbe que as empresas exijam para a contratação de novos trabalhadores, ainda que durante o processo seletivo, quaisquer documentos que criem situações discriminatórias, dentre eles o comprovante de vacinação. 

No que se refere às rescisões contratuais por justo motivo embasadas na não vacinação do empregado, a Portaria é clara e inequívoca quanto ao direito do trabalhador ao recebimento de indenização por danos morais, além da possibilidade de optar pela reintegração imediata ao trabalho com o recebimento de todas as verbas não auferidas durante o período de afastamento OU ao recebimento, em dobro, da remuneração referente ao período de afastamento, inclusive com correção monetária e juros legais. 

Tais medidas foram sustentadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, nos direitos fundamentais à vida, liberdade, igualdade, direito ao livre exercicio de qualquer trabalho bem como em razão dos direitos sociais que garantem a educação, saúde, alimentação, trabalho e também na inexistência de previsão legal que ampare como motivo de justa causa a não apresentação de cartão de vacinação contra qualquer enfermidade. 

Assim, o MTP entende como ato discriminatório, a exigência de cartão de vacinação de trabalhadores, tanto no processo seletivo, quanto na contratação e rescisão do contrato de trabalho. 

Esclarece-se, no entanto, que a Portaria MTP n° 620/2021 ainda torna possível o estabelecimento de políticas de incentivo à vacinação de seus empregados, inclusive com a realização periódica de testes que comprovem ou não a contaminação pela COVID-19, sendo terminantemente vedada a prática de qualquer ato discriminatório em virtude do posicionamento do trabalhador quanto a adesão ou não ao Programa Nacional de Vacinação. 

A referida Portaria passa a ter aplicabilidade a partir de hoje, 01 de novembro de 2021. 

Ressaltamos que o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior do Trabalho já se manifestaram favoravelmente à possibilidade de rescisão contratual por justo motivo do empregado, quando este opta pela não adesão ao Programa Nacional de Vacinação. Inclusive, este item já estava se pacificando, sendo que a nova Portaria trará uma corrente de insegurança jurídica, o que aumentará a possibilidade de judicialização de demandas envolvendo o assunto.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais