Decisão liminar garante que prolongamento de dívida de crédito rural é direito do devedor

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Em recente decisão liminar, ou seja, em caráter provisório, a 5ª Vara Cível de Londrina, no Paraná, reconheceu o direito do produtor rural de prolongar a dívida de crédito rural em face de Cooperativa.

Inicialmente, o produtor celebrou operações de crédito rural com Cooperativa de Crédito e teve dificuldade em cumpri-las, devido a eventos climáticos que prejudicaram sua produção nas safras 16/17 e 18/19, uma em razão de geada e outra diante da seca. Ele tentou renegociar os financiamentos, mas não recebeu resposta da Cooperativa.

Vale destacar aqui, o tratamento que a legislação dá ao crédito rural, o qual possui como objetivo o fortalecimento econômico dos produtores rurais, em destaque aos pequenos e médios; além de, favorecer o custeio oportuno e adequado da produção; incentivar a introdução de métodos racionais, visando ao aumento da produtividade e à melhoria do padrão de vida das populações rurais.

Por se tratar de forma de crédito regulada pela legislação, ele também possui a possibilidade de prorrogação, ligada ao ciclo produtivo do produtor tomador do crédito.

Tal possibilidade, inclusive, encontra-se pacificada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que diz, na súmula 298: “O alongamento de dívida originada de crédito rural não constitui faculdade da instituição financeira, mas, direito do devedor nos termos da lei”.

Sem uma solução amigável, o produtor propôs ação contra a Cooperativa buscando impedir a cobrança automática dos créditos vencidos e prolongar sua dívida, justificando que as condições climáticas desfavoráveis lhe ocasionaram grandes prejuízos.

O Juiz do caso entendeu possível os pedidos do autor e em decisão liminar, deferiu a comunicação ao Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) pedindo o prolongamento das operações e a abstenção da Cooperativa de Crédito de realizar as cobranças, sob pena de multa diária, em caso de descumprimento.

A decisão ainda é provisória, ou seja, pode ser alterada ao longo do processo. 

Importa destacar que o presente caso trata de um financiamento realizado via crédito rural, dentro do SNCR, e que para os financiamentos fora do Sistema, ou seja, os financiamentos realizados por empresas, fundos de investimento e instituições financeiras, mas fora do crédito rural, sejam eles, Barter, abertura de crédito com lastro em garantias, dentre tantos outros, via de regra, o credor pode realizar os procedimentos de cobrança, na data de vencimento, e não há direito de prolongamento por parte do devedor, independente se alegadas hipóteses de caso fortuito ou força maior.

Caso queira ler a decisão, clique no link abaixo.

https://www.conjur.com.br/dl/liminar-garante-produtor-rural.pdf

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais