Pagamento das custas judiciais com PIX passará a ser aceito pelo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O novo meio de pagamento eletrônico instantâneo criado pelo Banco Central denominado PIX, que permite a realização de transações bancárias a partir do aplicativo de celular, poderá ser utilizado para pagamento de custas judiciais no Estado da Paraíba.

A inovação estará disponível a partir de setembro de 2021 e pretende desburocratizar o pagamento das guias judiciais, que antes só poderia ser feito no autoatendimento bancário.

Segundo a gerência de comunicação do Tribunal “a nova modalidade para implantação do pagamento de custas judiciais pelo sistema PIX é um trabalho de parceria do Tribunal de Justiça e o Banco do Brasil” que, inclusive, impossibilitará o pagamento duplicado de guias, “o que é comum nos escritórios que possuem grande volume de ações judiciais e muitas guias de custas judiciais para pagar”.

O processamento do pagamento pode durar cerca de 400 milissegundos e a leitura do Qr Code será feito pelo próprio celular do usuário, trazendo praticidade e agilidade no pagamento das custas judiciais.

Até o momento somente o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba adotou o PIX como forma de pagamento das custas judiciais, se destacando entre os demais Tribunais do país.

Fonte: https://www.tjpb.jus.br/noticia/tribunal-de-justica-da-paraiba-vai-possibilitar-pagamento-de-custas-judiciais-pelo-pix, acesso em 30.08.21

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais