Cota legal de aprendizes é flexibilizada diante dos efeitos socioeconômicos da COVID-19

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A pandemia ocasionada pela COVID-19 pode servir como justificativa às empresas que estão enfrentando dificuldades para o cumprimento da cota mínima de aprendizes prevista na legislação trabalhista brasileira. 

O entendimento acima foi utilizado pela Juíza da 4ª Vara do Trabalho de Diadema, ao julgar a Ação Civil Pública (ACP) de n°. 1000199-75.2021.5.02.0264, proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra uma empresa do segmento automotivo. 

Na referida ação, o MPT argumentou que a não observância da cota mínima e aprendizes foi identificada em sede de fiscalização e que tentativas de celebração de acordo também foram prontamente recusadas. Assim, ao ajuizar a ação, o MPT requereu a condenação da empresa à obrigação de contratar quantos aprendizes fossem necessários para o cumprimento da cota legal, bem como ao dever de pagar dano moral coletivo em valor não inferior a R$ 100.000,00 (cem mil reais).

A empresa se defendeu argumentando que o acordo com o MPT não foi celebrado, uma vez que o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) teria sido redigido de forma unilateral, o que impossibilitaria o cumprimento de todas as condições propostas. No mérito, alegou que a pandemia da COVID-19 atingiu drasticamente a produção de automóveis com a paralisação total da empresa em determinadas épocas do ano, o que teria impactado a sua respectiva condição socioeconômica. 

Ao analisar a demanda, a Juíza ressaltou a grande relevância que o contrato de aprendizagem traz para o desenvolvimento da sociedade, uma vez que incentiva a educação profissional técnica e promove a inserção do jovem aprendiz no mercado de trabalho. Mas, ela destacou, também, os diversos efeitos que a pandemia da COVID-19 trouxe para o Brasil, especialmente no que se refere às regras de distanciamento social e restrições ao comércio em geral.  

A Juíza concluiu que não há como negar os diversos prejuízos financeiros que determinadas atividades empresariais sofreram ao longo de todo o período pandêmico, o que, em sua visão, deve servir como parâmetro para se flexibilizar o rigor da legislação que obriga as empresas ao cumprimento de cota mínima de aprendizes frente ao seu quadro total de empregados. Por consequência, ela negou todos os pedidos formulados pelo MPT. 

A legislação atual exige que as empresas empreguem menores aprendizes cujas funções demandarem formação profissional. A cota mínima é de 5% e a máxima é de 15% sobre a base total de empregados, excluídos os cargos que, por exigência legal, necessitam de formação técnica ou superior, como por exemplo, aqueles que demandam registro perante entidade de classe (a OAB, CREA, CRM, dentre outros órgãos competentes) e os enquadrados no conceito de cargo de confiança.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais