Implicações jurídicas às alterações nos Regulamentos Internos Empresariais

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O TRT da 2ª Região, que atende as contendas trabalhistas da Região Metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista, entendeu que configura alteração lesiva ao contrato de trabalho, a alteração no regulamento interno da empresa não consentida pelo empregado, especialmente quando já existiam normas regulamentadas e mais favoráveis desde a admissão. 

No caso específico, a ex colaboradora pleiteou a condenação da empresa ao pagamento de diferenças salariais decorrentes de reajuste automático de função, uma vez que o regulamento existente quando da admissão previa a promoção automática do professor com titulação como doutor. Em sua defesa, a instituição de ensino alegou que tal regulamento não teria aplicabilidade, uma vez que teria procedido com a respectiva alteração, sendo que nesta nova norma, não havia a alteração funcional pretendida. 

Entretanto, restou comprovado nos autos da reclamação trabalhista de n. 1000422-06.2020.5.02.0024 o fato de que a, então professora, não concordou com a alteração no Regulamento Interno da Instituição de Ensino, motivo pelo qual não há que se falar em revogação do regulamento anterior, inclusive, sob o fundamento de que a ex colaboradora, de forma expressa e não controvertida, discordou da referida alteração. 

Dessa forma, o respectivo Tribunal fixou o entendimento unânime de que o regulamento vigente e aceito à época da admissão da professora tem aplicabilidade estendida até o término do contrato de trabalho, uma vez que não houve a opção pelo novo regulamento empresarial. 

Tal decisão foi fundamentada no artigo 468 da CLT, que permite a alteração contratual quando do mútuo consentimento, e apenas se não trouxer qualquer tipo de prejuízo ao empregado, bem como na Súmula 51 do TST, que é expressa ao afirmar que as cláusulas regulamentares que alterarem dispositivos anteriores só atingirão os empregados admitidos após a sua implementação, sendo que ao antigo empregado caberá a opção pelo velho ou novo regulamento. 

Às empresas cabe a atuação preventiva para criar as normas, políticas e regulamentos internos com o objetivo precípuo de não darem margem às interpretações mais protetivas aos direitos dos empregados. 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais