CNJ aprova criação de cadastro de administradores judiciais

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

No último dia 18, o Conselho Nacional de Justiça aprovou resolução nº 393, determinando aos Tribunais de Justiça que criem, em 60 dias, um cadastro de administradores judiciais, com o objetivo de auxiliar os juízes nos processos de Recuperação Judicial e Falência. 

O cadastro deve ser disponibilizado no site de cada Tribunal, ser renovado anualmente e deve ter a divulgação dos profissionais aptos a exercer a função. 

O administrador é nomeado pelo juiz para conduzir o processo da Recuperação Judicial, e de acordo com a Lei de Falências deve ser um advogado, economista, administrador, contador ou pessoa jurídica especializada. 

Além disso, foi aprovada também uma resolução para facilitar a cooperação internacional com a Justiça estrangeira nos casos de falência. A medida permitirá a comunicação direta para julgamento de insolvências transnacionais.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Impactos da Lei 14.905/24 na Correção Monetária de Débitos Trabalhistas

A Lei 14.905/24 alterou significativamente os critérios de correção
monetária para débitos trabalhistas, em conformidade com a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 58 e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entenda como essas mudanças afetam o provisionamento de passivos trabalhistas e a importância de uma gestão financeira estratégica para as empresas.

Leia mais

Descumprimento de contratos futuros e cobrança judicial

No agronegócio, é comum a negociação de commodities através de contratos futuros, nos quais os produtores comercializam safras que serão produzidas, fixando previamente o preço de venda. Caso o produtor descumpra a obrigação de entrega do produto, deverão ser verificadas algumas informações para o início da Recuperação de Crédito.

Leia mais

Citação em Ações de Cobrança: Como Vencer as Dificuldades e Acelerar o Processo?

A citação do devedor é um dos principais desafios nas ações de cobrança, especialmente quando há manobras para dificultar sua localização. Manter uma base cadastral completa, utilizar citações eletrônicas e recorrer a investigação patrimonial são estratégias essenciais para agilizar a citação de devedores e aumentar a efetividade na recuperação de crédito.

Leia mais