MAPA disponibiliza aos estados plataforma para análise dos dados do CAR

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou no dia 13 de maio (quinta-feira) uma ferramenta chamada de Análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (AnalisaCAR), que tem como intuito a organização e otimização na verificação de dados declarados no Cadastro Ambiental Rural. A ferramenta utilizará dados de sensoriamento remoto para análise automatizada das informações ambientais declaradas. 

Todos os cadastros submetidos de forma automatizada poderão dispensar a análise manual, caso o produtor concorde com os resultados apresentados, não excluindo a prerrogativa do Estado de realizar vistorias nos imóveis rurais caso considere necessário. 

Já nos casos em que o produtor rural não concorde com os resultados da análise dinamizada, este poderá solicitar a análise manual ao respectivo Estado responsável. 

O MAPA aponta como principais benefícios em utilizar a análise automatizada: a minimização da subjetividade dos processos de análise do CAR e a padronização dos critérios; celeridade e maior eficiência no processo de análise; economia de recursos públicos; ambiente simplificado para casos em que há necessidade de retificação das informações declaradas por parte do produtor rural e acesso direto aos benefícios do PRA e/ou CRA.

Esse processo passará por duas etapas. A primeira será a revisão de dados declarados, momento em que o Ministério da Agricultura acredita ser essencial àqueles produtores que realizaram suas declarações de forma equivocada, os quais poderão redeclarar as informações. E com base na revisão de dados, surge a segunda etapa, que é a de Análise de Regularidade Ambiental de forma automatizada.

É importante destacar que a ferramenta se encontra ajustada de acordo com o Código Florestal e contará também com ajustes correspondentes às Leis Estaduais. 

De acordo com João Adrien, Diretor de Regularização Ambiental do Serviço Florestal Brasileiro, a estimativa é de que pelo menos dez estados iniciem a utilização do AnalisaCAR ainda este ano, e que no prazo de dois anos todos os estados estejam utilizando a ferramenta.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais

Reforma Tributária – O que mudou?

A reforma tributária foi promulgada por meio da Emenda Constitucional nº 132 em 20 de dezembro de 2023, com o objetivo de simplificar a cobrança dos tributos sobre o consumo, convertendo o ICMS e ISS em um novo tributo denominado IBS, assim como o PIS, Cofins na CBS.

Ou seja, serão extintos os tributos atuais (PIS, Cofins, ICMS e ISS) com a criação de dois tributos novos (CBS e IBS), criando-se o IVA dual.

Leia mais