Justiça mantém posse de áreas rurais após tentativa de revisão de Contrato de Parceria Agrícola

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A 1ª Vara de Cerqueira César/SP concedeu liminar para manter a posse de um produtor em áreas rurais da região, após apurar risco de prejuízo econômico em tentativa de revisão e rescisão de Contrato de Parceria Agrícola firmado entre o produtor e o proprietário. 

O contrato de Parceria Agrícola cedia a posse de duas áreas rurais, conhecidas como Fazenda Terezinha, ao produtor e previa como pagamento pela parceria o volume de 42 sacas de soja a serem plantadas na área um, e 42 toneladas de cana-de-açúcar a serem plantadas na área dois, tendo como data inicial para pagamento o dia 01/03/2019. 

Todos os pagamentos foram realizados pelo produtor. No entanto, após a alta do valor da soja, a proprietária solicitou que o pagamento fosse feito em soja, e não mais em cana-de-açúcar conforme estipulado no contrato, alegando ter havido erro na contratação e solicitando a formalização de um Aditivo para alteração da forma de pagamento.

Após o produtor ingressar na justiça, a juíza Roberta de Oliveira Ferreira Lima, deferiu a Tutela Provisória, determinando que o produtor fosse mantido na posse das duas áreas objeto do Contrato de Parceria, e que permaneça utilizando a terra conforme estipulado no Contrato até que seja instituído o tribunal arbitral, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). 

Vale ressaltar que embora o contrato tenha sido nomeado de parceria agrícola, possui natureza de arrendamento, vez que prevê o pagamento independentemente do resultado do empreendimento. Um Contrato de Parceria pressupõe o compartilhamento dos riscos e frutos em proporções, conforme previsão em contrato e limitadores constantes na legislação.

Processo nº. 1000541-64.2021.8.26.0136

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais

Reforma Tributária – O que mudou?

A reforma tributária foi promulgada por meio da Emenda Constitucional nº 132 em 20 de dezembro de 2023, com o objetivo de simplificar a cobrança dos tributos sobre o consumo, convertendo o ICMS e ISS em um novo tributo denominado IBS, assim como o PIS, Cofins na CBS.

Ou seja, serão extintos os tributos atuais (PIS, Cofins, ICMS e ISS) com a criação de dois tributos novos (CBS e IBS), criando-se o IVA dual.

Leia mais