Empresários manifestam-se a favor de maior “ambição climática” do Governo Federal

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Conforme apurado pelo Valor Econômico em abril (anteriormente à Cúpula de Líderes Climáticos), um grupo formado por líderes de dezenas de empresas formalizou em carta o pedido para que o governo brasileiro demonstre maior ambição climática. A expectativa é de que o país atinja a neutralidade de emissões em 2050, dez anos antes da data anunciada pelo governo no final do ano passado.

Em dezembro de 2020, o Brasil se comprometeu em atingir a descarbonização da economia em 2060, com possibilidade de antecipação desse prazo caso o país receba recursos de US$ 10 bilhões. Para os empresários signatários da carta, o governo brasileiro teria capacidade de atingir tal meta dez anos antes sem estar condicionado ao recebimento de recursos externos.

Segundo o grupo, uma maior ambição do Estado na descarbonização da economia geraria ganhos ambientais e reputacionais o que, por consequência, se refletiria em ganhos econômicos e comerciais ao permitir investimentos e oportunidades de negócio em soluções que estejam consonantes à preservação da natureza.

Dentre os empresários que assinaram o manifesto estão líderes de diversos ramos da economia, inclusive da indústria e do agronegócio. O ato demonstra o direcionamento do capital internacional – acompanhando o governo de algumas potências globais – em prol da conservação ambiental e da redução dos danos causados pela poluição desenfreada experimentada nos últimos séculos.

Mais uma vez, o governo brasileiro encontra-se em uma posição delicada já que as repetidas ações de violência e a ingerência para com o meio ambiente coloca o Brasil em um contexto de isolamento diplomático, podendo impactar a economia e o desenvolvimento do país como um todo.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais

Reforma Tributária – O que mudou?

A reforma tributária foi promulgada por meio da Emenda Constitucional nº 132 em 20 de dezembro de 2023, com o objetivo de simplificar a cobrança dos tributos sobre o consumo, convertendo o ICMS e ISS em um novo tributo denominado IBS, assim como o PIS, Cofins na CBS.

Ou seja, serão extintos os tributos atuais (PIS, Cofins, ICMS e ISS) com a criação de dois tributos novos (CBS e IBS), criando-se o IVA dual.

Leia mais