Empresários manifestam-se a favor de maior “ambição climática” do Governo Federal

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Conforme apurado pelo Valor Econômico em abril (anteriormente à Cúpula de Líderes Climáticos), um grupo formado por líderes de dezenas de empresas formalizou em carta o pedido para que o governo brasileiro demonstre maior ambição climática. A expectativa é de que o país atinja a neutralidade de emissões em 2050, dez anos antes da data anunciada pelo governo no final do ano passado.

Em dezembro de 2020, o Brasil se comprometeu em atingir a descarbonização da economia em 2060, com possibilidade de antecipação desse prazo caso o país receba recursos de US$ 10 bilhões. Para os empresários signatários da carta, o governo brasileiro teria capacidade de atingir tal meta dez anos antes sem estar condicionado ao recebimento de recursos externos.

Segundo o grupo, uma maior ambição do Estado na descarbonização da economia geraria ganhos ambientais e reputacionais o que, por consequência, se refletiria em ganhos econômicos e comerciais ao permitir investimentos e oportunidades de negócio em soluções que estejam consonantes à preservação da natureza.

Dentre os empresários que assinaram o manifesto estão líderes de diversos ramos da economia, inclusive da indústria e do agronegócio. O ato demonstra o direcionamento do capital internacional – acompanhando o governo de algumas potências globais – em prol da conservação ambiental e da redução dos danos causados pela poluição desenfreada experimentada nos últimos séculos.

Mais uma vez, o governo brasileiro encontra-se em uma posição delicada já que as repetidas ações de violência e a ingerência para com o meio ambiente coloca o Brasil em um contexto de isolamento diplomático, podendo impactar a economia e o desenvolvimento do país como um todo.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Impactos da Lei 14.905/24 na Correção Monetária de Débitos Trabalhistas

A Lei 14.905/24 alterou significativamente os critérios de correção
monetária para débitos trabalhistas, em conformidade com a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 58 e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entenda como essas mudanças afetam o provisionamento de passivos trabalhistas e a importância de uma gestão financeira estratégica para as empresas.

Leia mais

Descumprimento de contratos futuros e cobrança judicial

No agronegócio, é comum a negociação de commodities através de contratos futuros, nos quais os produtores comercializam safras que serão produzidas, fixando previamente o preço de venda. Caso o produtor descumpra a obrigação de entrega do produto, deverão ser verificadas algumas informações para o início da Recuperação de Crédito.

Leia mais

Citação em Ações de Cobrança: Como Vencer as Dificuldades e Acelerar o Processo?

A citação do devedor é um dos principais desafios nas ações de cobrança, especialmente quando há manobras para dificultar sua localização. Manter uma base cadastral completa, utilizar citações eletrônicas e recorrer a investigação patrimonial são estratégias essenciais para agilizar a citação de devedores e aumentar a efetividade na recuperação de crédito.

Leia mais