Brasil passa a fazer parte do Protocolo de Nagoia sobre biodiversidade

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

No início do mês de março, o Brasil assinou, na sede das Nações Unidas em Nova York, o Protocolo de Nagoia acerca do acesso a recursos genéticos e a repartição justa e equitativa dos benefícios advindos de sua utilização. 

Em outubro de 2010, na 10ª Conferência das Partes na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), em Nagoia no Japão, adotou-se Protocolo, e isso representa o sucesso do processo de negociação que durou 4 anos, tendo sido iniciado em Curitiba, em 2006, na 8ª Conferência das Partes na CDB.

Quando em vigor, o Protocolo irá determinar os princípios para um regime internacional satisfatório para que todos tenham acesso e repartam de forma eficiente os benefícios e conhecimentos tradicionais provenientes do uso da biodiversidade.

Cumpre ressaltar que o Protocolo representa, de forma global, um importante marco para a conservação da biodiversidade, bem como, auxilia na luta contra a biopirataria, possuindo um valor inestimável, principalmente, para os países que possuem uma extensa diversidade biológica, como por exemplo o Brasil.

O Brasil, tendo assinado o Protocolo de Nagoia, tornou-se um dos primeiros países a assumir o compromisso de submeter o referido Protocolo ao processo interno de aprovação, reafirmando o trato político que assumiu na 10ª Conferência das Partes na CDB.

Por fim, cabe enfatizar que o Protocolo precisa ser ratificado por no mínimo 50 países, para que assim, finalmente, entre em vigor.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais