Comissão Permanente de Comunicação inicia trabalho para uniformizar sites do Judiciário

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

A Comissão Permanente de Comunicação do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça, em reunião no último mês, discutiu o início de processos para uniformizar os sites dos órgãos da Justiça. 

Atualmente, com exceção dos Tribunais Trabalhistas, não há qualquer tipo de unificação dos sistemas entre os Tribunais do Brasil, muitas vezes dificultando o acesso até para advogados, que atuam diariamente nesses Tribunais, quem dirá para o público em geral. 

O Conselheiro do CNJ Rubens Canuto pondera que “quanto mais fácil for para o usuário, melhor o Judiciário comunicará com a sociedade”. 

O Conselho Nacional de Justiça deve estabelecer um padrão mínimo para uniformização dos sites, sem retirar a autonomia dos Tribunais de Justiça. As alterações são necessárias para uma fácil navegabilidade, atendendo o interesse público de acesso à informação e preservando os dados protegidos pela nova LGPD. 

Além disso, haverá alterações para atender à Resolução nº 376 do CNJ publicada este mês, que prevê o emprego obrigatório da flexão de gênero para nomear profissão ou demais designações na comunicação social e institucional do Poder Judiciário Nacional. 

A designação distintiva deve ser adotada para todas e todos integrantes, incluindo desembargadores e desembargadoras, juízes e juízas, advogados e advogadas e etc.  

A designação distintiva também se aplicará à identidade de gênero dos transgêneros, adotando a utilização do respectivo nome social. 

Iniciativa importante que trará maior comunicação e efetividade entre o judiciário e a população.

Fonte: https://www.conjur.com.br/2021-mar-03/comissao-inicia-trabalho-padronizacao-sites-judiciario

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais

5ª EDIÇÃO DO BOLETIM CVM DO AGRONEGÓCIO – DEZEMBRO/2023

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, no dia 01 de abril de 2024, a 5ª Edição do Boletim CVM Agronegócio, com data base de dezembro/2023, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE). O Boletim é disponibilizado trimestralmente e composto por informações quantitativas com relação aos instrumentos de financiamento do Agronegócio utilizados pelo mercado de capitais e financeiro, particularmente Fiagros e CRA.

Leia mais

A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POSTERGA PRAZOS PREVISTOS NO NOVO MARCO REGULATÓRIO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Resolução CVM nº 200, com vigência desde março de 2024, para (i.) prorrogar os prazos de adequação dos fundos em funcionamento ao regramento da Resolução CVM nº 175 (Marco Regulatório dos Fundos de Investimento) e (ii.) atualizou as normas relativas à possibilidade dos FII e Fiagros ofertarem ativos em garantia de operações, conforme passou a permitir a Lei 8.668/93.

Leia mais