A necessidade de assinatura digital na CPR

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Com as recentes alterações legislativas , muito tem-se falado sobre títulos digitais e eletrônicos e sobre a assinatura dos mesmos, a CPR não está afastada dessa discussão.

Por que precisamos coletar assinaturas digitais nas Garantias? Por que não podemos apenas colocar no assinador digital sem a necessidade do ICP?

Apesar da lei trazer que a assinatura da CPR pode ser feita de forma eletrônica (art. 3º, VIII da Lei 8.929), devemos levar em conta a Lei 14063/20, que regulamenta o uso de assinatura eletrônicas entre entes públicos e diz que a as assinaturas de documentos de maior complexidade devem ser realizadas por meio de assinatura eletrônica qualificada, vai certificado ICP.

Sabemos que a CPR com garantia constituída deverá ser registrada no cartório competente, um ente público e portanto dentre das exigências desta nova legislação.

Mas por que não podemos considerar a Lei da CPR e sim a Lei 14063/20? Ocorre o que chamamos de antinomia, que é quando duas normas falam sobre a mesma coisa, mas como sabemos qual a certa?

Devemos prestar atenção em três coisas: a hierarquia, a cronologia e a especialidade. Neste caso específico o critério utilizado é o da cronologia, que diz que a Lei mais recente prevalece sobre a lei mais antiga que trate do mesmo tema, no caso a forma de assinatura.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Impactos da Lei 14.905/24 na Correção Monetária de Débitos Trabalhistas

A Lei 14.905/24 alterou significativamente os critérios de correção
monetária para débitos trabalhistas, em conformidade com a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 58 e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entenda como essas mudanças afetam o provisionamento de passivos trabalhistas e a importância de uma gestão financeira estratégica para as empresas.

Leia mais

Descumprimento de contratos futuros e cobrança judicial

No agronegócio, é comum a negociação de commodities através de contratos futuros, nos quais os produtores comercializam safras que serão produzidas, fixando previamente o preço de venda. Caso o produtor descumpra a obrigação de entrega do produto, deverão ser verificadas algumas informações para o início da Recuperação de Crédito.

Leia mais

Citação em Ações de Cobrança: Como Vencer as Dificuldades e Acelerar o Processo?

A citação do devedor é um dos principais desafios nas ações de cobrança, especialmente quando há manobras para dificultar sua localização. Manter uma base cadastral completa, utilizar citações eletrônicas e recorrer a investigação patrimonial são estratégias essenciais para agilizar a citação de devedores e aumentar a efetividade na recuperação de crédito.

Leia mais