TST decide sobre o cômputo de horas in itinere

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Em linhas gerais, as horas in itinere são aquelas utilizadas pelo trabalhador para realizar o itinerário residência – local de trabalho e vice-versa.

Até meados de novembro de 2017, a CLT estabelecia que o tempo gasto pelo empregado para se deslocar da sua residência até o local da efetiva prestação de serviços não integrava a jornada de trabalho diária, com exceção do trajeto realizado sob fornecimento de condução pelo empregador para o deslocamento até local de difícil acesso ou não servido pelo transporte público.

Muitas empresas, especialmente as da cadeia do agronegócio e aquelas estabelecidas às margens de rodovias, possuíam custo maior com o pagamento de horas extras e reflexos deste tempo de deslocamento, sendo o assunto tratado recorrentemente em Acordos Coletivos de Trabalho com os Sindicatos competentes.

A Reforma Trabalhista, entretanto, deu fim a este direito e estabeleceu que o referido tempo utilizado para a chegada ou retorno do trabalho, ainda que em transporte fornecido pelo empregador, não será computado na jornada de trabalho diária.

A 5ª Turma do TST entendeu que as horas in itinere são devidas até o início da vigência da Lei 13.467/2017, isto é, 11.11.2017, sendo que a partir daí este tempo não deverá ser computado na jornada de trabalho.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Impactos da Lei 14.905/24 na Correção Monetária de Débitos Trabalhistas

A Lei 14.905/24 alterou significativamente os critérios de correção
monetária para débitos trabalhistas, em conformidade com a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 58 e a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entenda como essas mudanças afetam o provisionamento de passivos trabalhistas e a importância de uma gestão financeira estratégica para as empresas.

Leia mais

Descumprimento de contratos futuros e cobrança judicial

No agronegócio, é comum a negociação de commodities através de contratos futuros, nos quais os produtores comercializam safras que serão produzidas, fixando previamente o preço de venda. Caso o produtor descumpra a obrigação de entrega do produto, deverão ser verificadas algumas informações para o início da Recuperação de Crédito.

Leia mais

Citação em Ações de Cobrança: Como Vencer as Dificuldades e Acelerar o Processo?

A citação do devedor é um dos principais desafios nas ações de cobrança, especialmente quando há manobras para dificultar sua localização. Manter uma base cadastral completa, utilizar citações eletrônicas e recorrer a investigação patrimonial são estratégias essenciais para agilizar a citação de devedores e aumentar a efetividade na recuperação de crédito.

Leia mais