Os green bonds, ou títulos verdes, são títulos de renda fixa utilizados para captar recursos com o objetivo de implantar ou refinanciar projetos que tenham, a partir de uma perspectiva ambiental/climática, um bônus à empresa e à sociedade.
As principais características de um título verde são: o uso de recursos em projetos verdes, promoção do atributo ambiental, o emissor se compromete a algum nível de transparência e documentação sobre o uso dos recursos nos projetos verdes, avaliação externa das credenciais verdes dos projetos.
O CRA é um exemplo de título que pode ser enquadrado como título verde.
Os títulos verdes são mais uma alternativa para financiamento privado dos atuantes na cadeia do agronegócio, pois geram acesso a um novo perfil de investidores, que buscam maior visibilidade para projetos verdes.
O Agronegócio, possui um potencial imenso para geração de títulos verdes, visto os muitos exemplos de boas práticas do setor. Mas também existe grande demanda dos agentes financiadores, seja no mercado interno ou mesmo no exterior. Cada vez mais é exigido dos produtores conformidade ambiental, interna e internacionalmente, não somente das lavouras, mas em toda a cadeia produtiva.
Justiça do Trabalho condena firmemente práticas antissindicais
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15ª), que atende as reclamações trabalhistas do interior de São Paulo, condenou recentemente uma empresa pública a pagar indenização por danos morais devido a práticas antissindicais.