Green Bonds e o seu potencial para o Agronegócio

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter

Os green bonds, ou títulos verdes, são títulos de renda fixa utilizados para captar recursos com o objetivo de implantar ou refinanciar projetos que tenham, a partir de uma perspectiva ambiental/climática, um bônus à empresa e à sociedade.

As principais características de um título verde são: o uso de recursos em projetos verdes, promoção do atributo ambiental, o emissor se compromete a algum nível de transparência e documentação sobre o uso dos recursos nos projetos verdes, avaliação externa das credenciais verdes dos projetos.

O CRA é um exemplo de título que pode ser enquadrado como título verde.

Os títulos verdes são mais uma alternativa para financiamento privado dos atuantes na cadeia do agronegócio, pois geram acesso a um novo perfil de investidores, que buscam maior visibilidade para projetos verdes.

O Agronegócio, possui um potencial imenso para geração de títulos verdes, visto os muitos exemplos de boas práticas do setor. Mas também existe grande demanda dos agentes financiadores, seja no mercado interno ou mesmo no exterior. Cada vez mais é exigido dos produtores conformidade ambiental, interna e internacionalmente, não somente das lavouras, mas em toda a cadeia produtiva.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ESSAS PUBLICAÇÕES

Os vícios do consentimento nos negócios jurídicos no âmbito do agronegócio

O texto explora os vícios do consentimento nos negócios jurídicos, especificamente no âmbito do agronegócio, os quais podem comprometer sua validade e levar a sua anulação. Dentre esses vícios estão presentes o erro, o dolo, a coação, o estado de perigo e a lesão. No contexto do agronegócio, são apresentados exemplos para cada um dos tipos de vício, de modo a elucidá-los de maneira prática aos agentes do setor.

Leia mais

STJ Exige Certidão de Regularidade Fiscal na Recuperação Judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio do julgamento do Recurso Especial nº 2.082.781, decidiu de forma unânime que a não apresentação da certidão de regularidade fiscal causará a suspensão do plano de reestruturação, e pode resultar no indeferimento do pedido de recuperação. Modificando então, o entendimento que dispensava as empresas de apresentar a Certidão de Regularidade Fiscal para homologação do plano de Recuperação Judicial.

Leia mais